segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_24_Saúde_na_Escola

Mídia e Comportamento

A criança e o adolescente aprendem comportamentos por imitação, através de exemplos, com boa vulnerabilidade à influências externas. A Profª. Lília de Souza Li mostra a importância da mídia que, pelos diversos canais, possui uma capacidade de influência ampla, devido às suas características de não segregação, de não ter necessidade de locomoção das pessoas. É importante ressaltar que, apesar de seus pontos positivos, existem também aspectos negativos da mídia, podendo influenciar comportamentos de risco (violência, sexualidade, erros alimentares, uso de substâncias psicoativas).



Este foi um dos temas geradores nas discussões iniciais de nosso projeto de pesquisa, a grande influência da mídia no comportamento das crianças e jovens.
Essa temática vem sendo alvo de preocupações do Estado já há algum tempo. Há leis que garantem que produtos alimentícios não sejam mais atrelados a bonificação de brinquedos, certos produtos como cigarros deixaram de possuir veiculação de propagandas na mídia aberta.
A escola mais uma vez deve fazer seu papel de formação de cidadãos e abordar o tema dessa influência com seus alunos e também com seus pais.
Percebemos hoje uma grande parcelas das famílias, onde temos a televisão como babá de crianças durante boa parte do dia, sendo bombardeadas por centenas de propagandas atrativas e instigantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário