segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_5_Educação_Comunitária

Protagonismo juvenil e participação escolar


A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que permita aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma.Prof. Ulisses Araújo



Protagonismo Juvenil é o processo no qual o jovem é simultaneamente sujeito e objeto da ação de desenvolvimento de suas potencialidades.
(Bruno Silveira)

Uma das ferramentas que possuímos hoje para promover o Protagonismo Juvenil dentro de nossas escolas é a Aprendizagem Baseada em Problemas, pois é possível propor  aos alunos situações significantes e contextualizadas no mundo real.

Com essa metodologia podemos inserir o jovem em sua sociedade, mostrando-lhe que faz parte desta comunidade, propondo o olhar crítico as problemáticas reais, e colocando esse jovem a frente de soluções.
A promoção da participação é feita a partir de assessoria escolar, grêmios estudantis, estratégias de resolução de problemas e mediação de conflitos, estratégias de aproximação entre escola família e comunidade.

Neste contexto, podemos propor aos alunos dentro da escola a participação efetivas em:
  • ·         Assembleias escolares
  • ·         Grêmios estudantis

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