Uso de substâncias psicoativas
Atualmente, o uso de drogas lícitas e ilícitas está aumentando em nossa sociedade, e infelizmente, em idades cada vez mais precoces. E muitas vezes, o início desta experiência tem seu início no ambiente escolar. A Dra. Renata Azevedo fala sobre este tema, enfatizando os motivos que levam a criança e o adolescente a entrarem neste mundo. Com isso, a escola pode promover estratégias de prevenção e discussão deste assunto para minimizar os riscos.
A expressão “substâncias psicoativas” diz respeito a
qualquer substância que altere o sistema nervoso central causando em seu
usuário uma sensação de prazer.
Cada uma dessas substancias tem seu efeito próprio, o que
vai de encontro com as várias necessidades de seus usuários, como baixar a
ansiedade, sensações alucinógenas, causar euforia, permanecer acordado,
conseguir dormir,etc.
Após algum tempo onde tínhamos os usuários dessas
substâncias como um esteriótipo de pessoas fracas, suscetíveis a algum vício, ou
ainda àqueles que não conseguem enfrentar situações reais, utilizam e se tornam
dependente de drogas.
Porém, mesmo com toda a informação disponível nos dias atuas,
o uso de substâncias psicoativas tem crescido nos últimos anos e o que é mais
grave os adolescente começam a experimentar as drogas (lícitas e ilícitas) cada
vez mais cedo.
Os principais motivos para esse aumento na utilização dessas
substâncias são:
1) Início do uso na adolescência, período que o jovem está
desenvolvendo sua opinião e formação. A curiosidade é um grande fator no
processo de iniciação do uso de substâncias psicoativas;
2) Adolescentes com maior vulnerabilidade ao uso de
substâncias psicoativas, devido ao seu contexto, baixa autoestima, timidez, má
estrutura familiar, entre outros.
3) Coerência dos pais e/ou responsáveis, já que, muitas
vezes, passam a ideia de consumismo, isto é, tudo é resolvido com alguma compra
ou mesmo com o uso de álcool, tabaco, etc., acabando por incentivar os filhos
com as mesmas ações
Os docente necessitam ter uma noção clara do que fazer em sala de aula, assim, o Estado criou o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de
Escolas Públicas, uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas
(SENAD) do Ministério da Justiça com a Secretaria de Educação Básica do
Ministério da Educação (MEC), executado pelo Programa de Estudos e Atenção às
Dependências Químicas (PRODEQUI)/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB.
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