segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_23_Saúde_na_Escola

Uso de substâncias psicoativas

Atualmente, o uso de drogas lícitas e ilícitas está aumentando em nossa sociedade, e infelizmente, em idades cada vez mais precoces. E muitas vezes, o início desta experiência tem seu início no ambiente escolar. A Dra. Renata Azevedo fala sobre este tema, enfatizando os motivos que levam a criança e o adolescente a entrarem neste mundo. Com isso, a escola pode promover estratégias de prevenção e discussão deste assunto para minimizar os riscos.


A expressão “substâncias psicoativas” diz respeito a qualquer substância que altere o sistema nervoso central causando em seu usuário uma sensação de prazer.
Cada uma dessas substancias tem seu efeito próprio, o que vai de encontro com as várias necessidades de seus usuários, como baixar a ansiedade, sensações alucinógenas, causar euforia, permanecer acordado, conseguir dormir,etc.
Após algum tempo onde tínhamos os usuários dessas substâncias como um esteriótipo de pessoas fracas, suscetíveis a algum vício, ou ainda àqueles que não conseguem enfrentar situações reais, utilizam e se tornam dependente de drogas.
Porém, mesmo com toda a informação disponível nos dias atuas, o uso de substâncias psicoativas tem crescido nos últimos anos e o que é mais grave os adolescente começam a experimentar as drogas (lícitas e ilícitas) cada vez mais cedo.

Os principais motivos para esse aumento na utilização dessas substâncias são:

1) Início do uso na adolescência, período que o jovem está desenvolvendo sua opinião e formação. A curiosidade é um grande fator no processo de iniciação do uso de substâncias psicoativas;
2) Adolescentes com maior vulnerabilidade ao uso de substâncias psicoativas, devido ao seu contexto, baixa autoestima, timidez, má estrutura familiar, entre outros.
3) Coerência dos pais e/ou responsáveis, já que, muitas vezes, passam a ideia de consumismo, isto é, tudo é resolvido com alguma compra ou mesmo com o uso de álcool, tabaco, etc., acabando por incentivar os filhos com as mesmas ações

Os docente necessitam ter uma noção clara do que fazer em sala de aula, assim, o Estado criou o Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, uma parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), executado pelo Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI)/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB. 


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