segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_1: Educação_Comunitária

A escola e as relações com a comunidade


Esta vídeo-aula discute que a escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente do entorno da escola no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem. Prof Ulisses Araújo.


A escola deve ter em seu planejamento a previsão de realizar a integração com a comunidade.
Essa integração é realizada em três momentos diferenciados:

Para “fora da escola”
Os alunos devem explorar a comunidades que vivem, a fim de refletiram sobre as problemáticas existentes. Eles deve ser orientados pelos docentes sobre o exercício da cidadania, envolvendo-se em problemas com temas como sexualidade e ambiental.

Para “dentro” da escola 
O currículo deve ser estudado pela equipe escolar com a finalidade de que permita que as observações dos alunos sobre a sua comunidade se complementem ao conteúdo dos disciplinas.

Protagonismo juvenil 
O PPP das unidades escolares devem estar a favor de propiciar aos jovens formação básica para o exercício da cidadania, compreendendo o mundo ao ser redor e o seu papel nele.

Hoje o Estado de São Paulo trás essa discussão com todo o seu currículo oficial, e desde 2011 vem fazendo intervenções em algumas escolas, implementando o projeto Escola de Ensino Médio de Tempo Integral, que tem por base o protagonismo juvenil.  Neste projeto, todas as ações escolares são baseadas em instrumentalizar esse jovem para o mercado de trabalho, visando seus desejos e sonhos.




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