A escola e as relações com a comunidade
Esta vídeo-aula discute que a escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente do entorno da escola no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem. Prof Ulisses Araújo.
A escola deve ter
em seu planejamento a previsão de realizar a integração com a comunidade.
Essa integração é
realizada em três momentos diferenciados:
Para
“fora da escola”
Os alunos devem
explorar a comunidades que vivem, a fim de refletiram sobre as problemáticas
existentes. Eles deve ser orientados pelos docentes sobre o exercício da cidadania,
envolvendo-se em problemas com temas como sexualidade e ambiental.
Para
“dentro” da escola
O currículo deve
ser estudado pela equipe escolar com a finalidade de que permita que as
observações dos alunos sobre a sua comunidade se complementem ao conteúdo dos
disciplinas.
Protagonismo
juvenil
O PPP das unidades
escolares devem estar a favor de propiciar aos jovens formação básica para o
exercício da cidadania, compreendendo o mundo ao ser redor e o seu papel nele.
Hoje o Estado de
São Paulo trás essa discussão com todo o seu currículo oficial, e desde 2011
vem fazendo intervenções em algumas escolas, implementando o projeto Escola de
Ensino Médio de Tempo Integral, que tem por base o protagonismo juvenil. Neste projeto, todas as ações escolares são
baseadas em instrumentalizar esse jovem para o mercado de trabalho, visando
seus desejos e sonhos.
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