segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_6_Educação_Comunitária

Educação comunitária e questões de gênero na escola


Nessa aula será apresentado um projeto de intervenção e investigação cujo principal objetivo foi desenvolver projetos e ações que privilegiassem a construção de valores ancorados em fundamentos de ética, direitos humanos e na igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres em situações de conflitos de gênero.Profª Valéria Arantes


A pesquisa realizada por Valéria Arantes, visa resolver conflitos de gêneros dentro do ambiente escolar.
O processo de ensino aprendizagem baseado na resolução de problemas requer a sistematização de Omo os alunos realizaram as análises e a elaboração dos encaminhamentos para as possíveis soluções.
Assim, estaremos ensinando nossos alunos a resolver conflitos, desenvolvendo a sua inteligência social e emocional, levando-os a construírem a sua própria realidade, através do protagonismo juvenil.
A proposta da intervenção da Profª Valéria  para o cotidiano escolar e de suas relações com os conteúdos educativos e com a comunidade , visava promover a compreensão das situações de conflitos de gênero.
·   Planejamento de ações (realizado uma vez por semana em conjunto com  professor e alunos)
  • ·         Fórum escolar de ética e cidadania
  • ·         A Pedagogia de projetos
  • ·         Trilhas, mapas  e roteiros – mapeamento das reais da comunidade;
  • ·         Capacitação de professores.


Assim, na fase da investigação procurou pela busca de dados qualitativos e quantitativos que permitissem “avaliar” os resultados da intervenção.

Metodologia da investigação:
  • ·         Observações diretas e indiretas(Dentro e fora da escola);
  • ·         Diários de campo;
  • ·         Entrevistas orais e por escrito;
  • ·         Questionários abertos;
  • ·         Relatórios de professores-bolsistas sobre seus sub-projetos.


Para o Programa de ética e Cidadania do MEC, A Profª Valéria, escreveu também “Gênero, ética e sentimentos: A resolução de conflitos no campo daeducação“, Onde cita que:

 “...defendemos que um programa educacional de ética e cidadania deve abordar questões de gênero, de forma a evidenciar os “pactos” velados contidos nos conflitos interpessoais. Deve, ainda, promover o diálogo no cotidiano escolar, pois, através dele, criar-se-ão “novos e diferentes olhares” para aquelas práticas que foram, coletivamente, naturalizadas.”

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