Democracia e Educação em Direitos Humanos
- Democracia e educação
- Modo de vida
- Educar para e pela democracia e Direitos Humanos
- Educação em Direitos Humanos (EDH)
- EDH na escola
- Dimensões da EDH
- Campos de atuação da EDH
- Conteúdos da EDH
- Inserção curricular
As relações no ambiente escolar devem ser sempre
democráticas, instrumentalizando assim, o aluno para ser um indivíduo autônomo
e conhecendo os Direitos Humanos.
A Educação em Direitos Humanos (EDH) visa a
formação de sujeitos por meio do conhecimento e respeito a seus direitos,
tornando-se um modo de vida.
A EDH possui cinco dimensões:
a) apreensão de conhecimentos
historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os
contextos internacional, nacional e local;
b) afirmação de
valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos
humanos em todos os espaços da sociedade;
c) formação de uma
consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social,
ético e político;
d) desenvolvimento
de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando
linguagens e materiais didáticos orientados à mudança de mentalidades e de
práticas individuais e coletivas que possam gerar ações e instrumentos em favor
da defesa, da promoção e ampliação dos direitos humanos.
A EDH é promovida em três campos:
1.
epistemológico (conhecimento e habilidade),
2.
axiológico (valores e atitudes)
3.
práxis (ações em defesa da EDH).
Divide-se em
três tipos de conteúdos:
- maxiconteúdos - categorias que integram a EDH
- intermediários - conhecimentos específicos da disciplina
- miniconteúdos - específicos
A SEDH editou uma cartilha para auxiliar professores na inserção destes conteúdos no currículo escolar:
![]() |
Download |
Nenhum comentário:
Postar um comentário