segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_10_Educação_Comunitária

Democracia e Educação em Direitos Humanos

  • Democracia e educação
  • Modo de vida
  • Educar para e pela democracia e Direitos Humanos
  • Educação em Direitos Humanos (EDH)
  • EDH na escola
  • Dimensões da EDH
  • Campos de atuação da EDH
  • Conteúdos da EDH
  • Inserção curricular

As relações no ambiente escolar devem ser sempre democráticas, instrumentalizando assim, o aluno para ser um indivíduo autônomo e conhecendo os Direitos Humanos.
A Educação em Direitos Humanos (EDH) visa a formação de sujeitos por meio do conhecimento e respeito a seus direitos, tornando-se um modo de vida.
A EDH possui cinco dimensões:

a) apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local;
b) afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade;
c) formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político; 
d) desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos orientados à mudança de mentalidades e de práticas individuais e coletivas que possam gerar ações e instrumentos em favor da defesa, da promoção e ampliação dos direitos humanos.

A EDH é promovida em três campos:
1.   epistemológico (conhecimento e habilidade),
2.   axiológico (valores e atitudes)
3.   práxis (ações em defesa da EDH).

 Divide-se em três tipos de conteúdos:
  • maxiconteúdos - categorias que integram a EDH
  • intermediários - conhecimentos específicos da disciplina
  • miniconteúdos - específicos
 A SEDH editou uma cartilha para auxiliar professores na inserção destes conteúdos no currículo escolar:
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