Lazer, cultura e elementos comunitários
Refletiu-se a importância da esfera do lazer relacionada à cultura e aos elementos comunitários, identificando os principais conceitos do lazer, os conteúdos culturais a ele associados, os equipamentos de lazer e suas respectivas políticas na comunidade, bem como a atuação profissional num importante papel de sensibilização para o uso do espaço por meio do lazer. Prof. Ricardo Uvinha
Lazer é uma
das mais antigas manifestações culturais, e possui diversas definições.
Segundo
Jofre Dumazedier, um sociólogo francês veio várias vezes ao Brasil na década de
60, a pedido da UnB, para um estudo sobre a Cultura Popular, lazer é:
“Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode
entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se,
recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada,
sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após
livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e
sociais”.
Nesta
conceituação Jofre destaca três dimensões para o lazer: o descanso, o
divertimento e o desenvolvimento.
E ainda
indica os diversos conteúdos culturais da lazer:
- Interesses artísticos: Imagens, emoções, sentimentos / Conteúdo estético, busca da beleza / Campo simbólico
- Interesses intelectuais: Ex. participação em cursos, leitura, jogo de xadrez
- Interesses manuais: Artesanato, culinária, “bricolage” / Jardinagem, cuidado com animais
- Interesses sociais: Festas, bailes, bares e cafés
- Interesses físico-desportivos: Práticas esportivas, pesca, ginástica.
- Interesses turísticos: Turismo como “elemento” do lazer.
Percebemos que no Brasil, os registros sobre os
estudos sobre o lazer da população iniciam-se a partir da década de 70, percebe-se
a movimentação organizada de locais como por exemplo o Sesc, onde é possível terá
acesso a várias formas de cultura e lazer.
No Brasil, a partir de 1988, com a promulgação da
Constituição Federal, temos a incorporação do lazer como direito básico do
cidadão brasileiro.
O lazer muito antes disso já tinha o seu destaque
dentro dos órgãos governamentais, quando citamos os vários equipamentos públicos
de lazer:
- Não específicos: (lar, rua, escolas)
- Específicos: construídos com a finalidade do lazer. Subordinação aos conteúdos culturais do lazer: artístico, intelectual, manual, social, físico e turístico.
- Micro equipamentos especializados: a um conteúdo cultural do lazer (academia de ginástica, biblioteca)
- Médio de polivalência dirigida: clubes com 3, 4, 5 conteúdos culturais do lazer.
- Macro equipamento polivalente: plenitude dos conteúdos culturais do lazer.
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