segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_21_Educação_Comunitária

Lazer, cultura e elementos comunitários

Refletiu-se a importância da esfera do lazer relacionada à cultura e aos elementos comunitários, identificando os principais conceitos do lazer, os conteúdos culturais a ele associados, os equipamentos de lazer e suas respectivas políticas na comunidade, bem como a atuação profissional num importante papel de sensibilização para o uso do espaço por meio do lazer. Prof. Ricardo Uvinha


Lazer é uma das mais antigas manifestações culturais, e possui diversas definições.
Segundo Jofre Dumazedier, um sociólogo francês veio várias vezes ao Brasil na década de 60, a pedido da UnB, para um estudo sobre a Cultura Popular, lazer é:

“Um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”.

Nesta conceituação Jofre destaca três dimensões para o lazer: o descanso, o divertimento e o desenvolvimento.
E ainda indica os diversos conteúdos culturais da lazer:

  • Interesses artísticos: Imagens, emoções, sentimentos / Conteúdo estético, busca da beleza / Campo simbólico 
  • Interesses intelectuais: Ex. participação em cursos, leitura, jogo de xadrez 
  • Interesses manuais: Artesanato, culinária, “bricolage” / Jardinagem, cuidado com animais 
  • Interesses sociais: Festas, bailes, bares e cafés 
  • Interesses físico-desportivos: Práticas esportivas, pesca, ginástica. 
  • Interesses turísticos: Turismo como “elemento” do lazer.




Percebemos que no Brasil, os registros sobre os estudos sobre o lazer da população iniciam-se a partir da década de 70, percebe-se a movimentação organizada de locais como por exemplo o Sesc, onde é possível terá acesso a várias formas de cultura e lazer.

No Brasil, a partir de 1988, com a promulgação da Constituição Federal, temos a incorporação do lazer como direito básico do cidadão brasileiro.

O lazer muito antes disso já tinha o seu destaque dentro dos órgãos governamentais, quando citamos os vários equipamentos públicos de lazer:

  • Não específicos: (lar, rua, escolas)
  • Específicos: construídos com a finalidade do lazer. Subordinação aos conteúdos culturais do lazer: artístico, intelectual, manual, social, físico e turístico.
  • Micro equipamentos especializados: a um conteúdo cultural do lazer (academia de ginástica, biblioteca)
  • Médio de polivalência dirigida: clubes com 3, 4, 5 conteúdos culturais do lazer.
  • Macro equipamento polivalente: plenitude dos conteúdos culturais do lazer.

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