segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_2_Educação_Comunitária

Fórum escolar de ética e de cidadania

A Vídeo-aula apresenta a proposta do Fórum Escolar de Ética e Cidadania. O fórum tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos einclusão social. Profº Ulisses Araújo.

O Fórum  Escolar de Ética e de Cidadania tem como principal objetivo articular a comunidade escolar como um todos, passando por todos seus segmentos, desenvolvendo ações que mobilizem seus atores nas temáticas de ética e cidadania na realidade escolar.



O MEC propõe um material muito rico para auxiliar as escolas a prepararem seus Fóruns. Lançado em 2007 o Programa Ética e Cidadania:
“pretende criar as condições necessárias para que valores de ética, democracia, justiça e cidadania sejam incorporados no cotidiano das salas de aula. Para isso, propõe a criação dos Fóruns Escolares de Ética e de cidadania nas escolas, nos municípios e nos estados, e buscará
instrumentalizar a ação dos profissionais da educação envolvidos em sua implementação nas escolas participantes por meio de recursos didáticos e materiais pedagógicos adequados.”


Para que o Fórum funcione corretamente, algumas sugestões são orientadas pelo MEC, como:
  •  Estabelecer um calendário fixo de reuniões para todo o ano escolar. Nossa sugestão é
  • de uma periodicidade quinzenal ou mensal.
  • Escolher um coordenador ou um comitê gestor para o Fórum, que se responsabilizará pela organização das reuniões e a comunicação com a secretaria do Programa Ética e Cidadania.
  • Estabelecer antecipadamente a pauta dos encontros, que pode ser elaborada com sugestões de quaisquer membros, e divulgá-la amplamente, não só aos participantes regulares, mas também aos demais membros da comunidade que porventura se interessem em participar.
  • Registrar todas as reuniões por meio de atas, mesmo que simples, é fundamental, não só para documentar as decisões tomadas e as regras estabelecidas, mas também para assegurar a história e a memória dos encontros.
  • Ter abertura para o diálogo e para a discussão permanente das regras de convivência e de participação nos encontros.
  • Manter constantes avaliações dos projetos e das reuniões do Fórum.
  • Garantir o livre direito de expressão, mantidos os preceitos de respeito mútuo, e incentivar a participação presencial e oral de alunos e alunas.



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