segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_17_Educação_Comunitária

Transformações sociais, currículo e cultura

Com a democratização do acesso, adentraram à escola representantes de grupos culturais, até então, alijados desse direito. Se outrora, os conhecimentos socializados pelo currículo advinham dos grupos situados em condições privilegiadas sem qualquer questionamento, neste momento, tal perspectiva enfrenta o desafio da sociedade multicultural.É lícito que as políticas em torno da reconfiguração social atravessam inevitavelmente o debate curricular. A partir daí, foi gerado um certo consenso que afirma a democratização dos conhecimentos no currículo como ação em prol do reconhecimento das diversas culturas que compõem a sociedade. Alinhando-se a esse movimento, uma transformação curricular implicará não somente no estudo do patrimônio cultural dos grupos desprovidos de poder, como também, na desconstrução crítica dos conhecimentos oriundos da cultura hegemônica.Prof°Marcos Neira




A modificação da sociedade é o tema gerador das reflexões a seguir.
Alguns elementos são fundamentais para compreender a evolução e modificação da sociedade moderna, como a globalização, envolvendo:
- Contexto democrático;
- Sociedade multicultural;
- Função social da escola.
Para o estudo destes aspectos algumas teorias curriculares são propostas como as tradicionais, críticas, ou pós-criticas.
Outro aspecto a ser levado em consideração para essas reflexões é o cultural. Assim podemos citar a cultura como um todo, desde a Grécia Antiga, ao Séc. XXI, a amtropologia, e os estudos culturais.



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