segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_14_Educação_Comunitária

A cartografia e a representação dos lugares

Universo educativo: É o formado por um conjunto de instituições e meios educativos intencionais e com objetivos definidos que não fazem parte do sistema de educação formal. É a educação não formal
O papel da escola: a escola proporciona novas formas de interações, quando a criança estabelece com seus pares, com os adultos ou vivencia outras situações. As atividades de aprendizagem estimulam comparações das ações vivenciadas, relações entre as hipóteses conceituais e organiza-se os pensamentos mais complexos.Professora Sonia Castellar


O entorno da escola deve ser um tema corriqueiro nas aulas que envolvem temas ligados a geografia.
Os alunos devem ser levados a lerem as informações geográficas com facilidade, tornando essa atividade normal no crescimento destes alunos.
Os mapas hoje em dia não mais devem ser vistos como materiais objetivos , a fim de serem simplesmente copiados, e decorados.
A leitura de um texto gráfico deve ser priorizada no estudo de mapas.
Estamos hoje num mundo onde se há possibilidade de trafegar por cidades no outro extremo do mundo através de softwares na internet como o Google Maps.

Os carros são dotados de GPS que além da informação gráfica, dão ainda a informação falada, tendo assim, a necessidade de criar relações nos alunos entre a informação gráfica e a prática.
Os meninos necessitam aprender a andar pelos mapas, lê-los e interpretá-los.
A feitura de mapas da realidade do aluno, contendo as informações locais, facilita o início desse aprendizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário