segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_13_Educação_Comunitária

Educação Geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia

Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese, sua função e seu processo histórico no qual foi produzida, podendo estabelecer uma nova referência para a Geografia escolar. Profª Sonia Castellar


A escola deve ser o ponto de partida para a criança iniciar a sua interação com o mundo em que vive de uma forma crítica e organizada.
A escola deve propiciar que a cidade onde está inserida seja parte da educação geográfica fazendo uma ponte entre a informação formal e informal no processo educativo.
Esse estudo diferenciado do bairro, da cidade do aluno, proporciona a ele reconhecer e estabelecer relações entre os vários equipamentos municipais, comércio local, infraestrutura, etc.
A base histórica da população também pode ser levada em consideração, propondo atividades de entrevistas, visitas guiadas, entre outras atividades aos alunos.
A execução destas atividades devem preservar três aspectos diferentes:
  • Morfológico
  • Histórico
  • Ambiental

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