Educação Geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese, sua função e seu processo histórico no qual foi produzida, podendo estabelecer uma nova referência para a Geografia escolar. Profª Sonia Castellar
A escola deve ser o ponto de partida para a criança iniciar
a sua interação com o mundo em que vive de uma forma crítica e organizada.
A escola deve propiciar que a cidade onde está inserida seja
parte da educação geográfica fazendo uma ponte entre a informação formal e
informal no processo educativo.
Esse estudo diferenciado do bairro, da cidade do aluno,
proporciona a ele reconhecer e estabelecer relações entre os vários
equipamentos municipais, comércio local, infraestrutura, etc.
A base histórica da população também pode ser levada em
consideração, propondo atividades de entrevistas, visitas guiadas, entre outras
atividades aos alunos.
A execução destas atividades devem preservar três aspectos
diferentes:
- Morfológico
- Histórico
- Ambiental
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