segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VA_9_Educação_Comunitária

Educação comunitária e direitos humanos

  • Educação Comunitária e escola
  • Objetivo da Educação Comunitária
  • Educação Comunitária por Paulo Freire
  • Educação comunitária e contextos educativos
  • Educação comunitária e as relações entre aprendizagem e cidade
  • Mapear o entorno: ação para fora da escola
  • Trilhas: o caminho para os projetos
  • Direitos Humanos e escola
  • Direitos Humanos: a orientação do olhar Profª Ana Maria Klien (UNESCO)


A Educação Comunitária tem o principal objetivo de construir no aluno a sua identidade e que esta seja respeitada. O processo de ensino aprendizagem num ambiente real, com tantos significados pode tornar esse aluno num indivíduo mais consciente e respeitado.
Segundo Paulo Freire (2005):
uma educação que procura desenvolver a tomada de consciência, graças à qual o homem escolhe e decide, liberta-o, em lugar de submetê-lo, de domesticá-lo, de adaptá-lo, como faz com muita freqüência a educação em vigor num grande número de países do mundo, educação que tende a ajustar o indivíduo à sociedade, em lugar de promovê-lo em sua própria linha.

Assim, ter práxis que atenda à comunidade é uma proposta de trabalho coletivo, que busca resgatar a dimensão coletiva do humano. Porém para este exercício, devemos realizar a formação de indivíduos coletivos e protagonistas de ações que reflitam na sociedade.

Temos ainda na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei Federal n° 9.394/1996) que afirma o exercício da cidadania como uma das finalidades da educação, ao estabelecer uma prática educativa “inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, com a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”




Neste sentido temos desde 2003, no Brasil, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), apoiado em documentos internacionais e nacionais, inserindo o Estado brasileiro na história da afirmação dos direitos humanos e na Década da Educação em Direitos Humanos, prevista no Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH) e seu
Plano de Ação10.

São objetivos balizadores do PMEDH :
a) fortalecer o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais;
b) promover o pleno desenvolvimento da personalidade e dignidade humana;
c) fomentar o entendimento, a tolerância, a igualdade de gênero e a amizade entre as nações, os povos indígenas e grupos raciais, nacionais, étnicos, religiosos e lingüísticos;
d) estimular a participação efetiva das pessoas em uma sociedade livre e democrática governada pelo Estado de Direito;
e) construir, promover e manter a paz.

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