Educação comunitária e direitos humanos
- Educação Comunitária e escola
- Objetivo da Educação Comunitária
- Educação Comunitária por Paulo Freire
- Educação comunitária e contextos educativos
- Educação comunitária e as relações entre aprendizagem e cidade
- Mapear o entorno: ação para fora da escola
- Trilhas: o caminho para os projetos
- Direitos Humanos e escola
- Direitos Humanos: a orientação do olhar Profª Ana Maria Klien (UNESCO)
A Educação Comunitária tem o principal objetivo de construir no aluno a sua identidade e que esta seja respeitada. O processo de ensino aprendizagem num ambiente real, com tantos significados pode tornar esse aluno num indivíduo mais consciente e respeitado.
Segundo Paulo Freire (2005):
uma
educação que procura desenvolver a tomada de consciência, graças à qual o homem
escolhe e decide, liberta-o, em lugar de submetê-lo, de domesticá-lo, de
adaptá-lo, como faz com muita freqüência a educação em vigor num grande número
de países do mundo, educação que tende a ajustar o indivíduo à sociedade, em
lugar de promovê-lo em sua própria linha.
Assim, ter práxis que atenda à comunidade é uma
proposta de trabalho coletivo, que busca resgatar a dimensão coletiva do
humano. Porém para este exercício, devemos realizar a formação de indivíduos
coletivos e protagonistas de ações que reflitam na sociedade.
Temos ainda na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei
Federal n° 9.394/1996) que afirma o exercício da cidadania como uma das
finalidades da educação, ao estabelecer uma prática educativa “inspirada nos
princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, com a finalidade
do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania
e sua qualificação para o trabalho”
Neste sentido temos desde 2003, no Brasil, o Plano Nacional de Educação
em Direitos Humanos (PNEDH), apoiado em documentos internacionais e nacionais, inserindo
o Estado brasileiro na história da afirmação dos direitos humanos e na Década
da Educação em Direitos Humanos, prevista no Programa Mundial de Educação em
Direitos Humanos (PMEDH) e seu
Plano de Ação10.
São objetivos balizadores do PMEDH :
a) fortalecer o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais;
b) promover o pleno desenvolvimento da personalidade e dignidade humana;
c) fomentar o entendimento, a tolerância, a igualdade de gênero e a
amizade entre as nações, os povos indígenas e grupos raciais, nacionais,
étnicos, religiosos e lingüísticos;
d) estimular a participação efetiva das pessoas em uma sociedade livre e
democrática governada pelo Estado de Direito;
e) construir, promover e manter a paz.
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