Conhecimento em rede
A ideia de rede está no cerne do pensamento transdisciplinar. Explicitar algumas das características importantes da imagem do conhecimento em rede, como o acentrismo e a metamorfose, é o objetivo principal dessa aula. Profº Nilson José MachadoNo dicionário Michaelis, encontra-se a seguinte definição para o conhecimento:
Co.nhe.ci.men.to sm 1 Ideia, noção. 2 Informação, notícia; ciência. 3 Consciência da própria existência.
E essa definição pura e semântica não nos basta quando temos que esclarecer conceitos, concepções ou noções.
Para simplificar o entendimento, nos valemos da linguagem metafórica, que associa valores e objetos a conceitos abstratos, facilitando o aprendizado.
Assim, Nilson José Machado cita as Metáforas do Conhecimento, as quais explicam a evolução dos pensamentos teóricos sobre o processo de ensino aprendizagem, e as várias abordagens a respeito do conhecimento.
Neste sentindo temos figuras tácitas, como:
O Balde
-Pensa no conhecimento de várias manerias: balde renitente (resiste apesar de ser ultrapassada) de acumulo de matérias - imagem antiga - ninguém mais se declara "baldista", porém ainda ouvimos muitas experessões que nos remetem a essa imagem:"Nível do aluno", "conhecimento acumulado".
A Cadeia
-Pensa como um encadeamento lógico(Descartes, 1947), cita regras para construção do conhecimento partindo do simples para o complexo, recomposição em cadeia, linha de automóvel, realização dessa perspectiva cartesiana.Reclama do passado, e promete para o futuro.
A Rede
-Pensa como rede, amplifica a compreensão do que se passa na escola e ajuda a ir além do trabalho disciplinar - perspectiva transdisciplinar. Cria links sobre os significados: acrescentando e retirando informações conforme necessário. Cada pessoa tem um centro de interesses diferentes uma das outras, é são esses centros que norteiam a formação do conhecimento de cada um. Permanente estágio de atualização.
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