Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?
Muitas vezes, acreditamos ser a preocupação com a formação ética mais uma das novas atribuições da escola, em função de sua crescente presença na contemporaneidade. No entano, esse tipo de preocupação remonta pelo menos ao início da tradição do pensamento ocidental. A possibilidade e os desafios da formação ética foram tema recorrente dos diálogos e escritos de filósofos, escritores e poetas da Grécia Clássica. Destacamos alguns trechos desses diálogos, cuja leitura pode ainda guardar interesse para nós hoje. Profº José Sérgio Carvalho
As escolas devem formar cidadãos plenos e autônomos para exercerem a sua cidadania, e para isso devem ter fulcro em princípios éticos, valorizando os direitos e deveres dos indivíduos, e esse papel cabe também ao professor.
Na Grécia Antiga essa idéia já era difundida, conforme o discurso de Aristóteles:
"Os homens tornam-se bons e virtuosos devido a três fatores, e estes são a natureza, o hábito e a razão. Ora, a razão e a inteligência são os fins de nossa natureza. Por isso é necessário preparar-lhes a formação e o cultivo dos hábitos. Já se disse de que natureza devem ser os futuros cidadãos [ ... ]: o resto é obra da educação. Realmente toda arte e educação esforçam-se por completar o que falta à natureza. Ninguém porá em dúvida que ao legislador incumbe, sobretudo, o cuidado da educação ... Pois o costume adequado a cada constituição sói defendê-lo e, no começo, fundá-lo também ... E sempre o costume melhor é causa de melhor constituição ... ( e) como o fim de todo Estado é único, torna-se
evidente que deve haver uma só e mesma educação para todos, e que o cuidado e a vigilância desta devem ser públicos e não privados ... É claro, então, que compete às leis regular a educação e torná-la pública".(Aristóteles. Política. Livros VII e VII. In The Great Books if the Western World. Vol. 9 Pp.541-3.)
Para Protágoras o aprendizado de valores éticos e de condutas se dá através de contato vivo com os demais seres de sua comunidade, e não puramente de ensinamentos vindo de um especialista.
Nesse sentido ter regras, princípios claros, debatidos por todos na escola, é fundamental para a criação de um ambiente favorável ao aprendizado ético e moral, que garante aos alunos discernirem ente o certo e o errado de forma autônoma, e segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário