Educação Integral
Este programa produzido pela UNIVESP TV traz a rica experiência de educação integral, voltada para construção da cidadania, que escolas da rede pública de São José dos Campos, vêm desenvolvendo.
A escola que atende a seus alunos em período integral tem a ideia
de formar seus alunos de forma integralmente, e não somente no aspecto cognitivo,
tão presente nas escolas regulares.
O aspecto intelectualizado desta escola, dá lugar a um
ambiente democrático e descontraído nas escolas integrais, onde todos os
espaços se servem ao aprendizado significativo.
Neste sentido o projeto pedagógico desta escola integral
deve prever esses novos espaços, bem como há de se prever a formação de seus
professores, e demais funcionários, para este novo cenário.
Somente compreendendo a perspectiva humanística da educação
integral é possível entender o processo dessa nova escola.
Nela, o planejamento, projetos integrados e projeto
pedagógico devem proporcionar experiências significativas aos alunos em todos
os momentos de estudo, dentro ou fora dos muros escolares. Os alunos devem
estar sempre acompanhados de profissionais que entendam esta proposta e
consigam criam intencionalmente as possibilidades de aprendizado, em espaços sócio
culturais, como museus, parques temáticos, etc, como metodologia para a
ampliação do conhecimento e do desenvolvimento humano.
O currículo é outro ponto que requer atenção especial neste
tipo de modalidade de ensino. O grande desafio da gestão é justamente superar a
fragmentação do conhecimento prevista no ensino regular, e propiciar condições
de articulação ente as diversas atividades propostas no período ampliado às
aulas regulares.
Neste momento os professores necessitam sair do espaço comum
da escola, e criar novas formas de conceber o processo ensino-aprendizagem
valorizando o trabalho e a cultura como valores educacionais.
A gestão democrática é fundamental para que escolas
integrais obtenha, o sucesso esperado, pois a presença e a participação social
é um excelente método de avaliação institucional, afim de garantir os rumos
corretos.
Investir nos colegiados e Conselhos de Educação se faz muito
pertinente para a gestão de escolas integrais, pois a criação de espaços de
debate amplificam o trabalho escolar realizado.
O texto criado pelo MEC em 2009 - Série Mais Educação - Educação Integral, nos trás mais elementos para o debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário