quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VA_18_Temas_ Transversais

Educação Integral

Este programa produzido pela UNIVESP TV traz a rica experiência de educação integral, voltada para construção da cidadania, que escolas da rede pública de São José dos Campos, vêm desenvolvendo.


A escola que atende a seus alunos em período integral tem a ideia de formar seus alunos de forma integralmente, e não somente no aspecto cognitivo, tão presente nas escolas regulares.

O aspecto intelectualizado desta escola, dá lugar a um ambiente democrático e descontraído nas escolas integrais, onde todos os espaços se servem ao aprendizado significativo.

Neste sentido o projeto pedagógico desta escola integral deve prever esses novos espaços, bem como há de se prever a formação de seus professores, e demais funcionários, para este novo cenário.

Somente compreendendo a perspectiva humanística da educação integral é possível entender o processo dessa nova escola.

Nela, o planejamento, projetos integrados e projeto pedagógico devem proporcionar experiências significativas aos alunos em todos os momentos de estudo, dentro ou fora dos muros escolares. Os alunos devem estar sempre acompanhados de profissionais que entendam esta proposta e consigam criam intencionalmente as possibilidades de aprendizado, em espaços sócio culturais, como museus, parques temáticos, etc, como metodologia para a ampliação do conhecimento e do desenvolvimento humano.

O currículo é outro ponto que requer atenção especial neste tipo de modalidade de ensino. O grande desafio da gestão é justamente superar a fragmentação do conhecimento prevista no ensino regular, e propiciar condições de articulação ente as diversas atividades propostas no período ampliado às aulas regulares.

Neste momento os professores necessitam sair do espaço comum da escola, e criar novas formas de conceber o processo ensino-aprendizagem valorizando o trabalho e a cultura como valores educacionais.

A gestão democrática é fundamental para que escolas integrais obtenha, o sucesso esperado, pois a presença e a participação social é um excelente método de avaliação institucional, afim de garantir os rumos corretos.
Investir nos colegiados e Conselhos de Educação se faz muito pertinente para a gestão de escolas integrais, pois a criação de espaços de debate amplificam o trabalho escolar realizado.

O texto criado pelo MEC em 2009 - Série Mais Educação - Educação Integral, nos trás mais elementos para o debate.



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