Estratégia de Projetos e a Construção da Rede
O objetivo da aula é apresentar as etapas básicas de um projeto escolar e a construção de uma rede. Desde a escolha do tema, passando pela elaboração das perguntas e planejamento docente, a aula mostra imagens da rede de um projeto desenvolvido com crianças de 10 a 11 anos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma possibilidade de trabalho apoiada em teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Profº Ricardo Pataro
A construção de redes dentro de metodologias de projetos permite o registro das ações e as diversas relações que se estabelecem entre as disciplinas envolvidas. A partir destes registros o professor pode modificar e adequar o projeto conforme os interesses dos alunos.
Para a construção de um projeto temos as seguintes etapas:
*Escolha de tema amplo relacionado à formação de valores;
*Estudos de aproximação ao tema;
*Escolha de temática mais específica para ser estudada;
*Elaboração de perguntas partindo do interesse dos alunos;
*Planejamento docente das estratégias e metodologias,
articulando as perguntas aos conteúdos disciplinares;
articulando as perguntas aos conteúdos disciplinares;
*Busca coletiva de respostas às perguntas do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário