Interdisciplinaridade e Transversalidade na Educação
A UNIVESP TV produziu um programa especial para o curso ética, valores e saúde na escola: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação. Nesse programa, especialistas como Nilson Machado, Pablo Mariconda e Edgar Morin discutem conceitos como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade, e são apresentados exemplos de projetos escolares apoiados nessas concepções teóricas.
Uma prática pedagógica inovadora deve utilizar conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade. O gráfico acima, demonstra algumas relações que podemos realizar em sala de aula com os diversos conteúdos que as várias disciplinas regulares possuem.
Na escola deve-se aprender a ler, e essa leitura deve ser do mundo, segundo Paulo Freire:
"a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra"
Para o professor Ari Paulo Jantsch, professor do departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Educação da UFSC, e autor de "Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito", criou os modelos abaixo para explicar os diversos conceitos.
Por muito tempo a escola clássica seguiu o modelo de estudo proposto por Descartes, o método científico, onde era necessário fragmentar o fenômeno a ser estudo, em pequenas partes mais simples, e a partir desse conhecimento, ir realizando a junção até atingir o todo novamente.
A problemática nesse tipo de organização de estudo, é que não se criou um modelo para realizar esta junção dos estudos simplificados das partes.
Para Edgar Morin método cientifico é equivocado, e assim propõe essa religação dos saberes, em sua Carta da Transdisciplinaridade.
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