sexta-feira, 2 de novembro de 2012

VA_8_Educação e Construção de Valores

A construção psicológica dos valores


O que são valores, numa perspectiva psicológica? Como são construídos e quais valores deve a sociedade priorizar nos processos educativos? Estas são algumas das questões abordadas nesta vídeo-aula. Profº Ulisses Araújo



Para Piaget (1954), os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção dos sentimentos sobre objetos, pessoas ou relações e sobre si mesmo.

É através da projeção de sentimentos positivos e valoramos objetos, pessoas, locais, e essa projeção de sentimentos é particular e única a cada pessoa.

A projeção de sentimentos positivos pode-se dar também a relações, e nesse sentindo dentro da escola é fundamental para o processo de ensino aprendizado, quando mantemos uma relação de afeto positiva com nossos alunos.

E na escola é importante saber regular os sentimentos morais dos alunos, mostrando e identificando o seu papel na sociedade em que vive. Nesse sentido estaremos construindo a identidade desses indivíduos. Para isso podemos trabalhar com sentimentos reguladores como a vergonha, o medo. 


Essas projeções de sentimentos podem ir modificando-se ao longo da vida dos indivíduos, a formação da personalidade não é formada em seu plenitude na infância, a modificação de valores pode ser alterada ao longo de sua vida. Por isso é importante o trabalho de construção de valores ao longo de toda a vida escolar de nossos alunos.

A escola necessita ter definido os seus valores morais bem definidos, pois como responsável agente na sociedade, atuando como referência é necessário que o trabalho interdisciplinar tenha intencionalmente o seu foco na construção de valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário