Sentimentos e Afetos como Tema Transversal
Partindo do pressuposto de que os sentimentos e afetos devem ser tomados como objetos de ensino e de aprendizagem, esta vídeo-aula tem como principal objetivo apontar caminhos práticos para que, visando a formação ética das futuras gerações, a dimensão afetiva seja incorporada no cotidiano das escolas brasileiras. Profª Valéria Araujo.
Permitir que os alunos experimentem os seus sentimentos na escola é algo que podemos propiciar através da transversalidade.
Promover omentos em que os alunos possam se expressar livremente, faz com que tomem consciência de que podem e devem mostrar os seus sentimento e entender os sentimentos dos demais colegas.
Este trabalho muitas vezes desenvolvido através de projetos dentro da escola, se faz muito necessário, quando falamos em educar para cidadania.
Para Piaget, atribuir valores diz respeito a trocas afetivas positivas. E nesse sentido entendemos que a atribuição de valor, seja a pessoas, objetos ou atitudes, é realizada após uma organização interna sobre projeções de sentimentos positivos que realizamos.
Novamente falando em desenvolver cidadãos plenos, não podemos deixar de falar em auto-estima, que é ferramenta necessária para a busca da felicidade, uma das premissa da cidadania. O entendimento dos sentimentos que projetamos sobre nós mesmo, dá a corpo a nossa auto-estima, e os pequenos devem ser ensinados e instruídos a fim de identificar e melhorar essa característica.
Todo esse desenvolvimento, já realizado na escola desde a infância, propicia aos alunos obterem o auto-conhecimento, que vem contribuir para a sua conduta na vida, tendo assim, uma vivência coerente com o quê pensa e com o quê faz
Neste trabalho pedagógico com valores é importante o professor criar situações problemas, afim de desenvolver nos alunos a capacidade de lidar com conflitos. Neste caso o professor precisa ter a habilidade de mediar as situações propostas e dominar essa resolução em três dimensões: o conhecimento da situação problema, a promoção de encaminhamentos, e se responsabilizar pela problemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário