Educação e Ética
A aula Educação e Ética procurará abordar alguns princípios relacionados ao tema da ética quando aplicado ao domínio da educação. Pensar a ética na escola significa meditar sobre as relações institucionais como um todo: a relação dos professores entre si; destes com os diretores e com os funcionários da escola; a relação entre professores e alunos; e finalmente a relação dos estudantes entre si. A despeito dessa complexidade que o tema evidencia, procurou-se restringir o campo da análise à questão dos procedimentos mediante os quais o docente poderá problematizar o tema da ética e dos valores com seus estudantes. Educar e produzir a cultura especificamente escolar requererá, de todo modo, eleger saberes e valores com os quais se dirigirá o processo de ensino-aprendizado. Meditar sobre isso é o objetivo desta aula. Profª Carlota Boto
“estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, vale dizer, em experiências respeitosas da liberdade” (FREIRE, 1997).
A frase acima se refere a Pedagogia da Autonomia, proposta por Paulo Freire, onde temos o professor como um mentor que exerce a sua autonomia respeitando a liberdade de seus alunos.
Nesse sentido, temos uma linha tênue entre ser autoritário e autônomo, e a ética nos guia nesse caminho perigoso.
Há um currículo oculto dentro da escola, o qual visa formar nossos alunos quanto a valores e atitudes.
Na tira escolhida para ilustrar esta aula, percebemos o conflito vivido pela Mafalda, ao tentar ficar com o troco, mas é impedida pela sua ética, pelo seu código de valores.
Ela aceita a regra do que é certo para a sociedade em que vive, mesmo tendo um conflito interno sobre as suas próprias necessidades.
Este é o árduo trabalho que os docentes tem como missão em sala de aula, deparar-se com alunos que ainda não possuem seus "inquilinos", a fazer com que estes entendam, concordem e aceitem as regras discutidas pelo grupo.
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