quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VA_14_Temas_ Transversais

PROJETO

Explorar a idéia de projeto como o modo de ser do ser humano, destacando as dimensões básicas do projetar na articulação da ação docente é o objetivo principal da presente aula. Profº Nilson José Machado


A palavra PROJETO muito associada a esquemas, plantas, e trabalhos acadêmicos, ou ainda a relacionada a programas políticos, em ambos casos a significação é semelhante, se refere ao futuro (antecipação) e a abertura (não-determinação).

Os projetos, apesar de servirem como guia de ações futuras não significam uma previsão do que será realizado, é sim de possíveis evoluções que o real pode atingir.

O projeto também é o momento em que se pode abrir possibilidades para o novo, que é não é determinado, utilizando a criação e a imaginação.

A projeção de ações futuras é uma característica exclusivamente humana, e esta ideia foi utilizada por Marx, quando conceituou a atividade produtiva humana:
   
“Certamente, o animal também produz. Ele constrói um ninho, habitações, como a abelha, o castor, a formiga etc. Mas ele produz apenas o que é  imediatamente necessário para si e sua cria; ele produz de uma maneira unilateral, enquanto o homem produz de um modo universal; ele produz apenas sob o império da necessidade física imediata, enquanto o homem produz mesmo quando livre de toda necessidade física e só produz verdadeiramente quando está verdadeiramente livre”. (Marx, 1844)
 
Esse caráter consciente da atividade da produção humana é possível e se diferencia dos animais pela capacidade de antecipar mentalmente os resultados da ação pensada. 

Essa perspectiva de antecipação de ações, transposta para dentro das escolas, vem de encontro com as expectativas dos profissionais da educação em criar situações favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem.

Os projetos desenvolvidos nas unidades escolares buscam efetivar a transdisciplinaridade, sendo geralmente concebidos para tratar de temas complexos e que permeiam os conteúdos escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário