PROJETO
Explorar a idéia de projeto como o modo de ser do ser humano, destacando as dimensões básicas do projetar na articulação da ação docente é o objetivo principal da presente aula. Profº Nilson José MachadoA palavra PROJETO muito associada a esquemas, plantas, e trabalhos acadêmicos, ou ainda a relacionada a programas políticos, em ambos casos a significação é semelhante, se refere ao futuro (antecipação) e a abertura (não-determinação).
Os projetos, apesar de
servirem como guia de ações futuras não significam uma previsão do que será
realizado, é sim de possíveis evoluções que o real pode atingir.
O projeto também é o momento
em que se pode abrir possibilidades para o novo, que é não é determinado,
utilizando a criação e a imaginação.
A projeção de ações futuras é
uma característica exclusivamente humana, e esta ideia foi utilizada por Marx,
quando conceituou a atividade produtiva humana:
“Certamente, o animal também produz. Ele constrói um
ninho, habitações, como a abelha, o castor, a formiga etc. Mas ele produz
apenas o que é imediatamente necessário
para si e sua cria; ele produz de uma maneira unilateral, enquanto o homem
produz de um modo universal; ele produz apenas sob o império da necessidade
física imediata, enquanto o homem produz mesmo quando livre de toda necessidade
física e só produz verdadeiramente quando está verdadeiramente livre”. (Marx,
1844)
Esse caráter consciente da
atividade da produção humana é possível e se diferencia dos animais pela
capacidade de antecipar mentalmente os resultados da ação pensada.
Essa perspectiva de antecipação de ações, transposta para dentro das escolas, vem de encontro com as expectativas dos profissionais da educação em criar situações favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem.
Os projetos desenvolvidos nas unidades escolares buscam efetivar a transdisciplinaridade, sendo geralmente concebidos para tratar de temas complexos e que permeiam os conteúdos escolares.
Essa perspectiva de antecipação de ações, transposta para dentro das escolas, vem de encontro com as expectativas dos profissionais da educação em criar situações favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem.
Os projetos desenvolvidos nas unidades escolares buscam efetivar a transdisciplinaridade, sendo geralmente concebidos para tratar de temas complexos e que permeiam os conteúdos escolares.
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