Assembleias escolares e democracia escolar
Neste vídeo, produzido pelo MEC e pela TVE, apresenta-se a proposta das assembleias escolares, como o momento institucional da palavra e do diálogo. Sua implementação solicita a transformação das relações interpessoais, ao mesmo tempo que intervêm na construção psicológica e moral de seus agentes. Com as assembleias atinge-se a finalidade de promover a participação das pessoas nos espaços de decisão e de democratizar a convivência coletiva e as relações interpessoais. Profº Ulisses Araújo
A realização de Assembleias em escola tornam os comportamentos indesejáveis na escola em níveis democraticamente aceitáveis, pois o diálogo sobre os prolemas cotidianos normatização os comportamentos dos alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Em salas de aulas de Educação Infantil e no Ensino Fundamental I é muito comum os professores criarem no início do ano onde são colocados os assuntos mais importantes e polêmicos aos alunos, para decidirem em conjunto aos regras da classe, que os docentes chamam de "Combinados", esses combinados são colocados em um cartaz e afixado na sala de aula.
Uma outra forma de assembléia e a formação de grupos de discussão com os profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizado.Para isso, os professores necessitam estar dispostos e preparados para coordenar esse projeto, dispostos a ouvir e a expor os seus pontos de vista.
A experiência demonstra que este tipo de intervenção na escola produz ótimos resultados no corpo discente uma vez que se sente acolhidos pela escola, num ambiente democrático que podem opinar e ajudar a resolver conflitos existente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário