quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VA_17_Temas_ Transversais

Pedagogia de Projetos


Para introduzir a prática com a pedagogia de projetos, conceitos e como essa perspectiva pedagógica permite desenvolver na escola trabalhos de forma transversal e interdisciplinar, a UNIVESP TV produziu especialmente para o curso “Ética, valores e saúde na escola” um programa especial: "Pedagogia de projetos". Nesse programa são mostradas duas experiências de projetos na educação básica, em que diferentes disciplinas e professores dialogam no desenvolvimento das atividades didáticas. Vejam essas experiências inspiradoras.


"... educar é desenvolver as competências que tornam uma pessoa capaz de viver uma vida autônoma, produtiva e responsável" (Eduardo Chaves, 2001)

A Pedagogia baseada em Projetos, visa além de tudo promover o crescimento dos alunos na temática de valores e 
da compreensão do mundo independente das áreas do conhecimento.
Na elaboração de um projeto como ferramenta educacional, cabe ao professor criar estratégias que propiciem aos alunos    buscarem o seu conhecimento fora dos muros escolares.
Durante o planejamento das ações de um projeto cabe ao professore delinear as várias etapas por onde os alunos caminharão, e cabe ao professor também, elaborar estratégias a partir das informações coletadas pelos alunos, adequando as ações planejadas.
O docente aqui desenvolve um papel fundamental de estrategista, adequando os caminhos a serem tomados.
O projeto competente prevê o diálogo entre as várias disciplinas envolvidas, permitindo a Transversalidade, e assim, desenvolvendo acima de tudo a ética e o entendimento das várias ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário