Diversidade/pluralidade cultural na escola
Na aula “Diversidade/Pluralidade Cultural na Escola” busca-se expor como o tema da diversidade cultural/étnica toma novos contornos a partir do final da década de 1990, com a publicação de parâmetros e diretrizes educacionais, além novas leis e definições sobre o tema. Para levantar questões sobre o complexo e urgente desafio de se lidar com as diferenças, que se multiplicam e deslocam no contexto escolar, analisam-se as seguintes categorias: O outro como fonte de todo mal; O outro como sujeito pleno de uma marca cultural e O outro como alguém a tolerar. Profª Daniele Kowalewski.
Os PCN nos demonstra que "para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem."
O desfio da escola é reconhecer e criar espaços onde a aprendizagem sobre as regras dos espaços públicos permitam que sejam conhecidos os aspectos de direitos humanos, respeito e noções de cidadania.
Nas escolas devemos prever espaços dentro de nossos planejamentos escolares afim de que:
“... no processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade justa, livre e fraterna, o processo educacional há que se tratar do campo ético, de como se desenvolvem atitudes e valores, no campo social, voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos, em relação àqueles que historicamente foram alvo de injustiças, que se manifestam no cotidiano.” Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual (2001, p.22/23).
A escola deve trabalhar as questões:
Os PCN nos demonstra que "para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem."
O desfio da escola é reconhecer e criar espaços onde a aprendizagem sobre as regras dos espaços públicos permitam que sejam conhecidos os aspectos de direitos humanos, respeito e noções de cidadania.
Nas escolas devemos prever espaços dentro de nossos planejamentos escolares afim de que:
“... no processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade justa, livre e fraterna, o processo educacional há que se tratar do campo ético, de como se desenvolvem atitudes e valores, no campo social, voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos, em relação àqueles que historicamente foram alvo de injustiças, que se manifestam no cotidiano.” Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual (2001, p.22/23).
A escola deve trabalhar as questões:
- O que fazer na escola quanto a temática da pluridade?
- É possível para os educadores lidar com todas as diferenças?
- É possível ensinar sobre o outro sem torná-lo exótico?
A universalidade dos direitos para todos, e a particularidade dos direitos baseada em garantia de direito é um ponto que a escola deva discutir dentro de sua comunidade afim de encontrar caminhos próprios para propiciar o convívio em harmonia.
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