sexta-feira, 21 de junho de 2013

VA_01_Profissão_Docente

Papel do professor: instruir ou educar?

Discutir a função docente pela problematização enfrentamento do dilema: instruir ou educar? A educação se submete ao ensino ou o ensino se submete à educação? O equilíbrio entre as dimensões pedagógica e educativa da prática escolar.

Há tempos a profissão docente vem passando por transformações. 

O ensino bancário, totalmente conteudista não previa a formação do indivíduo plenamente, pois aspectos como valores, normas, procedimentos e atitudes não eram levados em conta. 

Hoje a preocupação é com a formação plena dos alunos, em cidadãos aptos a viverem numa sociedade moderna. 



Dewey (1859-1952) entende que instruir e educar são processos interdependentes. Desde a criança, com sua curiosidade, passando pela capacidade de prontidão que difere de aluno para aluno, a multiplicidade de formas pelas quais se pensa (observar, lembrar, ouvir falar, ler, apreender etc), essas são características que mostram ser falsa a oposição entre as disciplinas formais ao modo como realmente se pensa: 

“Não há um poder de pensamento único e uniforme, mas uma multiplicidade de diferentes maneiras pelas quais coisas específicas – coisas observadas, lembradas, das quais se ouviu falar, leu – evocam sugestões ou ideias que são pertinentes para a ocasião e proveitosas para as situações seguintes. O treinamento é esse desenvolvimento da curiosidade, sugestão e hábitos de explorar e testar, ao mesmo tempo em que se alargam seu escopo e eficiência.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário