A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos
Desenvolvimento segundo a perspectiva histórico-cultural, particularmente a partir das noções da rede de significações, em que se considera o papel fundante do outro, do contexto e da cultura, na interrelação biológico-culturalOs docente necessitam criar meios de realizar observações contínuas dos alunos, e rompendo o paradigma de efetuar comparações com o restante da turma ou da família.
Surge nesse cenário a figura do Mediador.
Precisamos observar em nossa crianças:
Temos então múltiplas dimensões:
- quem cuida e o modo como cuida
- contextos cultural e socialmente regulados
- o tempo presente, ou microgenético
- o tempo vivido, ou ontogenético
- o tempo histórico, ou cultural
- o tempo prospectivo, ou orientado para o futuro
- pode levar a crises, desencontros e conflitos.
Aspectos cotidianos a serem observados:
Temos então, após as relações serem firmadas, os seguintes fenômenos:
- Frequência e tipo de contato
- forma como manipulam as crianças
- locais em que a colocam e posturas que promovem
- posição do adulto com relação à criança
- relação estabelecida
- se e como introduzem a criança à outras pessoas
- grau de autonomia
- se e como intercedem em situações de dificuldades
- promoção de certas práticas sociais
- delimitam zonas de atuação na interação;
- impulsionadora em determinadas direções e aquisições, ao mesmo tempo em que distancia ou, mesmo, impede ou interdita outras.
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