sexta-feira, 21 de junho de 2013

VA-20_Educação_Especial

A complexidade no estudo dos processos desenvolvimentais humanos

Desenvolvimento segundo a perspectiva histórico-cultural, particularmente a partir das noções da rede de significações, em que se considera o papel fundante do outro, do contexto e da cultura, na interrelação biológico-cultural

As crianças na escola, mais do que tudo criam intuitivamente a sua rede de significações, e a relação biologia-cultural tem importante papel nessa fase.

Os docente necessitam criar meios de realizar observações contínuas dos alunos, e rompendo o paradigma de efetuar comparações com o restante da turma ou da família.

Surge nesse cenário a figura do Mediador.

Precisamos observar em nossa crianças:
  • quem cuida e o modo como cuida
  • contextos cultural e socialmente regulados
Temos então múltiplas dimensões:
  • o tempo presente, ou microgenético
  • o tempo vivido, ou ontogenético
  • o tempo histórico, ou cultural
  • o tempo prospectivo, ou orientado para o futuro
  • pode levar a crises, desencontros e conflitos.

Aspectos cotidianos a serem observados:
  • Frequência e tipo de contato
  • forma como manipulam as crianças
  • locais em que a colocam e posturas que promovem
  • posição do adulto com relação à criança
  • relação estabelecida
  • se e como introduzem a criança à outras pessoas
  • grau de autonomia
  • se e como intercedem em situações de dificuldades
Temos então, após as relações serem firmadas, os seguintes fenômenos:
  • promoção de certas práticas sociais
  • delimitam zonas de atuação na interação;
  • impulsionadora em determinadas direções e aquisições, ao mesmo tempo em que distancia ou, mesmo, impede ou interdita outras.

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