sexta-feira, 21 de junho de 2013

VA_02_Profissão_Docente


A ação educativa ao longo da trajetória escolar

- A criança na Educação Infantil e as implicações educativas;
- A criança no Ensino Fundamental e as implicações educativas;
- O jovem no Ensino Fundamental Médio e as implicações educativas;
Nesta aula trataremos de temas como:
- Princípios e significados da ação educativa;


A educação escolar tem o objetivo de formar cidadãos e para isso tem que se adequar a cada uma das etapas destes alunos.

Temos assim, a fragmentação da educação em:

  • Educação Infantil 
  • Ensino Fundamental anos iniciais 
  • Ensino Fundamental anos finais 
  • Ensino Médio 

A ação educativa também pode ser classificada em três etapas:

  1. Institucionalização – a criança é acolhida na escola, e é preparada a sua adaptação. 
  2. Escolarização – formação do aluno em relação a sua organização pedagógica, leitura e escrita. 
  3. Preparação para a Vida Social – quando a formação do cidadão especificamente ocorre. 


O professor tem sido valorizado como capaz de construir conhecimento profissional ao enfrentar os problemas da complexidade da sala de aula. De acordo com Pérez Gómez
1
“parte-se da análise das práticas dos professores quando enfrentam problemas complexos da vida escolar, para a compreensão do modo como utilizam o conhecimento científico, como resolvem situações incertas e desconhecidas, como elaboram e modificam rotinas, como experimentam hipóteses de trabalho, como utilizam técnicas e instrumentos conhecidos e como recriam estratégias e inventam procedimentos e recursos.”

1 PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.) Op. cit. 1992. pp.95-114.

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