sexta-feira, 21 de junho de 2013

VA_08_Educação_Especial


Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial

Apresentar práticas e discursos construídos histórico-socialmente relacionados à Educação Especial e Inclusiva, frutos de diferentes movimentos sociais. Dialogar noções de justiça da participação de pessoas com necessidades especiais na escola com algumas das tradicionais noções da função da escola.
Desde a nossa colonização a educação sempre foi um ato do estado, ora ofertado pela igreja, e depois institucionalizado pelo governo.
Até os anos 50, tínhamos cerca de metade de nossa população analfabeta e escolas precárias, onde somente a elite tinha oportunidade de estudar e formar-se.
A partir da Constituição Federal de 34 a educação passa a ter o caráter obrigatório e gratuito fornecido pelo Estado.
Nos anos 50 temos os primeiros cursos de formação de docente com enfoque no atendimento a crianças especiais.
Após vinte anos ainda temos no Brasil o atendimento a estes alunos especiais separadamente, em unidades isoladas das de ensino regular.
Com a Declaração de Salamanca em 1994 temos uma reforma na educação e a inclusão dos alunos especiais em classes de ensino regular é citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário