Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial
Apresentar práticas e discursos construídos histórico-socialmente relacionados à Educação Especial e Inclusiva, frutos de diferentes movimentos sociais. Dialogar noções de justiça da participação de pessoas com necessidades especiais na escola com algumas das tradicionais noções da função da escola.Desde a nossa colonização a educação sempre foi um ato do estado, ora ofertado pela igreja, e depois institucionalizado pelo governo.
Até
os anos 50, tínhamos cerca de metade de nossa população analfabeta e escolas
precárias, onde somente a elite tinha oportunidade de estudar e formar-se.
A
partir da Constituição Federal de 34 a educação passa a ter o caráter
obrigatório e gratuito fornecido pelo Estado.
Nos
anos 50 temos os primeiros cursos de formação de docente com enfoque no atendimento
a crianças especiais.
Após
vinte anos ainda temos no Brasil o atendimento a estes alunos especiais
separadamente, em unidades isoladas das de ensino regular.
Com a
Declaração de Salamanca em 1994 temos uma reforma na educação e a inclusão dos
alunos especiais em classes de ensino regular é citada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário