Legislações, declarações e diretrizes
Apresentação de uma série de referências legais, que não só colocam em pauta a questão da inclusão enquanto direito, como instrumentaliza as escolas e os professores para receber e trabalhar com alunos com deficiências.
As legislações internacionais são oriundas de um contexto
histórico e sociais, frutos de embates trazendo vários avanços:
1944
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Declaração Universal dos Direitos
Humanos (ONU);
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1990
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Conferência Mundial da
Educação para todos (ONU);
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1994
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Declaração de Salamanca- Princípios, Políticas e
Práticas em Educação Especial.
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No Brasil temos uma evolução legislativa, como abaixo:
1988
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Constituição reafirma o direito das
pessoas especiais em receber a educação pública
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1996
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LDB (Lei 9.394/96);
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2000
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(Lei 10.098) Acessibilidade ;
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2001
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Plano Nacional de Educação;
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2001
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Decreto 3.956- Eliminação de todas as formas de
discriminação a pessoa com deficiência;
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2002
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Lei 10.436- Reconhecimento
de ”Línguas";
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2007
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Política Nacional de Educação Especial, na
perspectiva da Educação Inclusiva (União Estado e Município) (Educação
Especial como apoio ao sistema regular de ensino);
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Nos dias atuais ainda convivemos com a problemática de
garantir a operacionalização dos pontos legislados, se faz necessário que neste
ponto tenhamos outras preocupações, pois as leis já foram criadas, é o momento
de focarmos na fiscalização e no suprimento de ferramentas necessárias para o
efetivo trabalho em sala de aula.
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