A escola e as instituições culturais
Na educação escolar em geral cumpre-se os requisitos da formação cultural contemporânea ao se fazer interface com as instituições culturais, assim o aluno relaciona a arte que faz e aprende na escola àquela que ocorre em diferentes práticas sociais.
A escola deve propiciar aos alunos o conhecimento pleno da
cultura não só local, mas procurar situar os alunos no mundo demonstrando a sua
riqueza cultural.
No estado de São Paulo,há essa preocupação, temos o programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações
definidas pela Secretaria da Educação do Estado
de São Paulo para concretização da sua
política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola
pública estadual.
Três objetivos específicos
norteiam o projeto:
• A democratização do acesso de
professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções
culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma
formação plural e a inserção social;
• O fortalecimento do ensino por
meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos
curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais,
diversificando-se as situações de aprendizagens;
• Desenvolvimento da
aprendizagem por meio de interações significativas do aluno com o objeto
de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da
experiência curricular.
Abaixo temos uma reportagem realizada com uma dessas visitas
realizada pela minha escola, por meio desse projeto no parque Eco Polis, no
Guarujá.
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