sexta-feira, 21 de junho de 2013

VA_18_Profissão_Docente

A escola e as instituições culturais

Na educação escolar em geral cumpre-se os requisitos da formação cultural contemporânea ao se fazer interface com as instituições culturais, assim o aluno relaciona a arte que faz e aprende na escola àquela que ocorre em diferentes práticas sociais.

A escola deve propiciar aos alunos o conhecimento pleno da cultura não só local, mas procurar situar os alunos no mundo demonstrando a sua riqueza cultural.

No estado de São Paulo,há essa preocupação, temos o programa Cultura é Currículo integra o conjunto de ações definidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para concretização da sua política educacional, visando propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual.
Três objetivos específicos norteiam o projeto:
• A democratização do acesso de professores e alunos da rede pública estadual a equipamentos, bens e produções culturais que constituem patrimônio cultural da sociedade, tendo em vista uma formação plural e a inserção social;
• O fortalecimento do ensino por meio de novas formas e possibilidades de desenvolvimento dos conteúdos curriculares em articulação com produções socioculturais e fenômenos naturais, diversificando-se as situações de aprendizagens;
• Desenvolvimento da aprendizagem por meio de interações significativas do aluno com o objeto de estudo/conhecimento de disciplinas, reforçando-se o caráter investigativo da experiência curricular. 


Abaixo temos uma reportagem realizada com uma dessas visitas realizada pela minha escola, por meio desse projeto no parque Eco Polis, no Guarujá.

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