O professor e a diversidade cultural na sala de aula
Ensinar sobre a diversidade das culturas promove a construção da identidade artística e estética dos estudantes com base no conhecimento e no valor da própria cultura e das demais respeitando-as.
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país, além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas, mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a outra.
Deve-se esclarecer o conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local. Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural.
Abaixo retranscrevemos as características do professor Multicultural, conforme Quadro I1:
“1. Encara a diversidade cultural como fonte de riqueza para o processo de ensino de ensino/aprendizagem;
2. Promove a rentabilização de saberes e de culturas;
3. Toma em conta a diversidade cultural na sala de aula tornando-a condição da confrontação entre culturas;
4. Refaz o mapa da sua identidade cultural para ultrapassar o etnocentrismo cultural;
5. Defende a descentração da escola – a escola assume-se como parte da comunidade local;
6. Conhece diferenças culturais através do desenvolvimento de dispositivos pedagógicos na base da noção
de cultura como prática social.
Pressupostos estruturantes:
• Cidadania baseada na democracia participativa
• Igualdade de oportunidades – sucesso
• Escola Democrática”
1.STOER, Stephen R. A ESCOLA DEMOCRÁTICA ATRAVÉS DO «CAMPO DA RECONTEXTUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA».
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