sexta-feira, 21 de junho de 2013

VA_14_Profissão_Docente

Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente

Com base nos referenciais teóricos de Piaget e Vygotsky, a aula pretende colocar em evidência a dimensão sociocultural da aprendizagem e ainda explicar a dinâmica dos processos cognitivos.
Podemos citar que existem alguns mitos sobre a aprendizagem como que ela seja uma conseqüência do ensino e que ela se realiza em partes, que podem ser controladas linearmente e acumulativamente . e ainda que aprender é diferente da utilização do conhecimento.
  
Como se realiza a construção do conhecimento?

Para Piaget, segundo Almeida e Alves1:
Fica claro que essa teoria vê o sujeito como ser ativo, por isso é uma teoria organicista, em que o conhecimento é resultado de uma assimilação que dá forma aos  objetos em seus esquemas, como também é interacionista, à medida que percebe que a  criança constrói o seu conhecimento a partir das interações com o mundo.

 Para Vygotsky, segundo Almeida e Alves1:

Um ponto central da teoria vygotskiana é o conceito de mediação. Em termos genéricos, é o processo de intervenção de elementos numa relação. Todavia, esse estudo destaca que a relação do homem com o mundo não se dá em uma relação direta, e, sim, em uma relação mediada por funções psicológicas superiores, que organizam o processo de mediação entre o homem e o mundo real. Esse processo de mediação representa um filtro, por meio do qual o homem será capaz de ver o mundo e operar sobre ele, com o auxílio de mediadores. Esses mediadores são instrumentos, e os signos têm características diferentes e introduzem um elo a mais na relação organismo/meio.


Implicações para o ensino:

  • Intervenção docente: a aprendizagem pode ser espontânea, mas pode ser otimizada pelo professor.


Ação do professor:
  • Propor problemas;
  • Desestabilizar concepções prévias;
  • Favorecer interação para a busca de soluções;
  • Favorecer situações de observação, experimentação e pesquisa;
  • Favorecer o debate, a reflexão, a criação, a consciência, o saber responsável, o registro e a sistematização do conhecimento;
  • Propor novos problemas.

  

1.ALMEIDA, Fábia; ALVES, Marinêz. POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário