Processos de aprendizagem e implicações para a prática docente
Com base nos referenciais teóricos de Piaget e Vygotsky, a aula pretende colocar em evidência a dimensão sociocultural da aprendizagem e ainda explicar a dinâmica dos processos cognitivos.
Podemos
citar que existem alguns mitos sobre a aprendizagem como que ela seja uma conseqüência
do ensino e que ela se realiza em partes, que podem ser controladas linearmente
e acumulativamente . e ainda que aprender é diferente da utilização do
conhecimento.
Como
se realiza a construção do conhecimento?
Para
Piaget, segundo Almeida e Alves1:
Fica claro que essa
teoria vê o sujeito como ser ativo, por isso é uma teoria organicista, em que o
conhecimento é resultado de uma assimilação que dá forma aos objetos em seus esquemas, como também é
interacionista, à medida que percebe que a criança constrói o seu conhecimento a partir
das interações com o mundo.
Para
Vygotsky, segundo Almeida e Alves1:
Um ponto central da
teoria vygotskiana é o conceito de mediação. Em termos genéricos, é o processo
de intervenção de elementos numa relação. Todavia, esse estudo destaca que a
relação do homem com o mundo não se dá em uma relação direta, e, sim, em uma
relação mediada por funções psicológicas superiores, que organizam o processo de
mediação entre o homem e o mundo real. Esse processo de mediação representa um filtro,
por meio do qual o homem será capaz de ver o mundo e operar sobre ele, com o auxílio
de mediadores. Esses mediadores são instrumentos, e os signos têm características
diferentes e introduzem um elo a mais na relação organismo/meio.
Implicações
para o ensino:
- Intervenção docente: a aprendizagem pode ser espontânea, mas pode ser otimizada pelo professor.
Ação
do professor:
- Propor problemas;
- Desestabilizar concepções prévias;
- Favorecer interação para a busca de soluções;
- Favorecer situações de observação, experimentação e pesquisa;
- Favorecer o debate, a reflexão, a criação, a consciência, o saber responsável, o registro e a sistematização do conhecimento;
- Propor novos problemas.
1.ALMEIDA, Fábia; ALVES, Marinêz.
POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HUMANO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário