sexta-feira, 21 de junho de 2013

VA_10_Profissão_Docente

A relação entre professor e aluno

A experiência pedagógica se realiza como experiência bidirecional, criando uma atmosfera em que se cultivam o respeito mútuo, a curiosidade, o espírito de pesquisa, o diálogo, a busca das verdades e dos valores.

A comunicação bidirecional é a chave para que professor e aluno alcancem os objetivos do processo de ensino-aprendizagem.

A Pedagogia do Encontro de López sintetiza esse pensamento:

"Toda a relação de encontro implica apelações e respostas: convidas-me a dar um passeio por um determinado lugar e eu acedo a isso, mas indico que seria preferível fazê-lo noutro sítio. A minha resposta é, portanto, um apelo que te dirijo. O esquema que estrutura o encontro não é 'linear' (acção-paixão) mas 'reversível' (apelo-resposta). Apelar significa convidar a assumir activamente um valor e realizá-lo na própria vida. Daqui se depreende que o encontro não se dá de modo automático ao anular as distâncias e fundar uma relação de vizinhança. Exige um intercâmbio de possibilidades, e este não se dá quando os objectos se justapõem mas quando dois ou mais âmbitos de realidade se 'intercalam', i.e., tomam iniciativas conjuntamente e colaboram na mesma tarefa. Essa forma de vinculação tem de ser criada livre e esforçadamente, porque coloca determinadas condições. Se duas ou mais pessoas não as cumprem, podem conviver durante longo tempo sem se encontrar nem uma só vez" (López Quintas, 1996: 48).


Na apresentação abaixo temos a discussão sobre vários aspectos da relação professor-aluno que devemos ter em mente quando estamos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário