A construção de valores e a dimensão afetiva
Apresentamos, nesta vídeo-aula, a perspectiva da afetividade como organizadora do pensamento e, desta forma, como parte fundamental na construção de valores. Ao final, apresentamos algumas indicações de trabalho com os sentimentos na escola. Profª Viviane Pinheiro
Para Piaget a afetividade serve como fonte de energia para a cognição, exemplificando seu pensamento como a gasolina ajuda o carro a andar,porém não modifica o motor do carro.
- A afetividade como “fonte de energia” para a cognição;
- A afetividade como um dos aspectos organizativos do psiquismo humano.
Culpa e Vergonha
A culpa diz que fiz algo errado; a vergonha diz que há algo errado comigo. A culpa diz que cometi um erro; a vergonha diz que sou um erro. A culpa diz que algo que fiz não era bom; a vergonha diz que eu não sou bom (Bradshaw, 1988).
Na escola devemos:
- Não minimizar vínculos afetivos;
- Respeito à diversidade a partir do valor tolerância regulado pelos sentimentos morais;
- Promoção de um ambiente mais saudável e feliz, em que os sentimentos positivos levem à resolução de conflitos morais para um mundo mais justo e solidário.