sexta-feira, 15 de março de 2013

VA_12_Convivência_Democrática

Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos

Nesta videoaula, o currículo multiculturalmente orientado é apresentado como alternativa para valorização das diversidade cultural e, consequentemente, estratégia apropriada para a convivência democrática. Tanto a prática pedagógica quanto seus princípios são esmiuçados.
O currículo multiculturalmente orientado apresenta as seguintes características: 

a) Prestigia procedimentos democráticos;

b) Reflete criticamente sobre as práticas sociais;

c) Promove o entrecruzamento das culturas;

d) Resiste à reprodução da ideologia dominante;

e) Questiona as relações de poder;

f) Enfatiza a existência das diferenças. 


As práticas pedagógicas influenciadas pelo multiculturalismo tem as seguintes características:

a) Tematização: um mesmo tema é apresentado aos alunos de maneiras diferentes;

b) Reconhecimento do patrimônio cultural da comunidade: o ponto de vista da comunidade é respeitado;

c) Hibridização discursiva: promove a mesclagem entre as culturas;

d) Mecanismos de diferenciação pedagógica: atividades que valorizam o conhecimento do aluno de formas diferenciadas e a variação das fontes de informações;

e) Pedagogia do dissenso: discussões são criadas pelas diferentes formas de entendimento e compreensão de determinado fato;

f) Concepção metodológica dialética: se atribuímos significados diferentes às coisas então as trocas se estabelecem através do diálogo;

g) Abordagem etnográfica: olhar para o tema em suas origens e seus significados;

h) Registro: através deles garantimos o percurso e percebemos se os objetivos foram alcançados ou não, bem como a avaliação do processo.

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