Multiculturalismo: encaminhamentos pedagógicos
Nesta videoaula, o currículo multiculturalmente orientado é apresentado como alternativa para valorização das diversidade cultural e, consequentemente, estratégia apropriada para a convivência democrática. Tanto a prática pedagógica quanto seus princípios são esmiuçados.
O currículo multiculturalmente orientado apresenta as seguintes características:
a) Prestigia procedimentos democráticos;
b) Reflete criticamente sobre as práticas sociais;
c) Promove o entrecruzamento das culturas;
d) Resiste à reprodução da ideologia dominante;
e) Questiona as relações de poder;
f) Enfatiza a existência das diferenças.
As práticas pedagógicas influenciadas pelo multiculturalismo tem as seguintes características:
a) Tematização: um mesmo tema é apresentado aos alunos de maneiras diferentes;
b) Reconhecimento do patrimônio cultural da comunidade: o ponto de vista da comunidade é respeitado;
c) Hibridização discursiva: promove a mesclagem entre as culturas;
d) Mecanismos de diferenciação pedagógica: atividades que valorizam o conhecimento do aluno de formas diferenciadas e a variação das fontes de informações;
e) Pedagogia do dissenso: discussões são criadas pelas diferentes formas de entendimento e compreensão de determinado fato;
f) Concepção metodológica dialética: se atribuímos significados diferentes às coisas então as trocas se estabelecem através do diálogo;
g) Abordagem etnográfica: olhar para o tema em suas origens e seus significados;
h) Registro: através deles garantimos o percurso e percebemos se os objetivos foram alcançados ou não, bem como a avaliação do processo.
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