sexta-feira, 15 de março de 2013

VA_3_Convivência_Democrática

A globalização e o impacto sobre as culturas

Apresenta algumas das principais características da sociedade globalizada em suas vertentes econômicas, políticas e culturais; explora algumas questões sobre o impacto da globalização nos processos de mudanças da sociedade contemporânea; aborda os modos como a globalização cria novas identidades e influi as percepções dos sujeitos acerca das estruturas sociais.


Estamos em uma era globalizada, onde muitas vezes a identidade é sufocada em prol da coletividade mundial defendida por um mercado de consumo.
Da mesma forma que o consumo, a cultura também se espalha e se mistura, as vezes perdendo identidade, em outras intensificando costumes e crenças.

Os cidadãos do mundo precisam estar capacitados para filtrar toda essa informação, e ser capaz de decidir e opinar conscientemente, diante de todas as informações que lhe são oferecidas.

De acordo com o Prof. Mário Nunes, a Globalização pode ser representada como "um impacto avassalador dos processos econômicos globais, incluindo processos de produção, consumo, comércio, fluxo de capital e interdependência financeira".

Desta forma, com o mercado de trabalho passando por uma batalha acirrada, a cultura individual também perde espaço, para o novo, o moderno. O modismo ditado pela mídia é outra grande influência na cultura, principalmente nas minorias.

Nesse cenário o papel da escola esta em instrumentalizar seus alunos para que entendam e convivam com todas essas novidades, e sejam capazes de traçar estratégias para não se perderem a frente de tantas vertentes diferentes de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário