Políticas culturais, multiculturalismo e currículo
A videoaula apresenta os diversos enfoques do multiculturalismo, bem como as políticas culturais que os sustentam. Compreendendo o currículo como texto, exemplifica formatos conservadores, assimilacionistas e interculturais, debruçando-se detalhadamente sobre a perspectiva crítica.
Políticas
culturais
- Segregacionistas: quando entram em ação posicional as pessoas em determinados lugares.
- Assimilacionistas: a forma de ser, pensar e agir são a identidade de determinado grupo, enquanto de outro grupo são incorretos.
- Integracionistas: procuram trazer as diferenças para o convívio com os demais.
Multiculturalismo
- Conservador e monocultural: as diferenças existem, mas na visão do multiculturalista conservador a sua própria cultura é verdadeira e apaga as diferenças culturais apagando as outras culturas.
- Liberal: está amparada nas ideias do liberalismo. Existem várias culturas e as que sobreviverão serão aquelas que têm mais condições. Têm ligação íntima com a ideia de mercado.
- Pluralista: as pessoas possuem identidades diferentes e numa sociedade democrática todos precisam se expressar. Valoriza as diferentes identidades, mas não a colocam para pensar, refletir e discutir.
- Essencialista de esquerda: pedagogias que valorizavam a transformação da sociedade.Todos nós somos híbridos e não somos puros. Ninguém é o tempo inteiro oprimido ou opressor. O multiculturalismo de esquerda tende a colocar as pessoas em determinadas posições como se elas não se alterassem e como se essas pessoas não circulassem em outros espaços.
- Crítico ou intercultural: valoriza as diferenças e atribui significados diferentes. Há encontro entre os grupos para que as pessoas possam enxergar como o outro grupo também enxerga.
Já
os currículos podem ser descritos como:
Currículos conservadores: são aqueles que posicionam as pessoas em relação às coisas do mundo, sem a proposição de mudanças, o que é negativo, pois a cultura hegemônica é apresentada fazendo com que os alunos acreditem numa visão limitada da maneira do ser.
Currículos assimilacionistas: são aqueles que trabalham com a ideia de convencer os alunos a acreditarem em uma única e possível maneira de ser.
Currículos interculturais ou críticos: são aqueles que reconhecem e trabalham com a diversidade cultural, valorizando os conhecimentos das culturas que frequentam a escola, para que essas culturas possam ser vistas como legítimas de circulação do espaço público.
A apresentação abaixo vem exemplificar ainda mais o Multiculturalismo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário