Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais
Apresenta uma explicação conceitual e histórica da noção de identidade e diferença. Explica a produção da identidade e da diferença, bem como suas formas de marcação e fixação. Enfoca o aspecto político da produção da identidade e da diferença. Aborda as implicações que a prática pedagógica apresenta nesse sentido.
A
identidade e a diferença são apresentadas nesta vídeo aula.
O
profº Mario Munes exemplifica a normatização social como um meio de fixação de
identidade, e cita 3 concepções de identidade:
- Sujeito do Iluminismo – Essa concepção afirma que o sujeito nasce com uma identidade que pouco se desenvolve ao longo da vida e seu núcleo interior independe do entorno social;
- Sujeito Sociológico – O sujeito também possui um núcleo interior, mas este sofre a influência da sociedade. Essa concepção sutura o sujeito com a sociedade e estabiliza a identidade em conformidade com a cultura em que está inserida;
- Sujeito Pós-moderno -refere-se às condições da sociedade em que vivemos, na qual há novas formas de representação, sendo essa identidade contraditória e transitória.
Para
a definição das diferenças temos também uma grande influência de normatização
social, e muito influenciada pela mídia, que muitas vezes criar a segregação,
seleção, inclusão e exclusão.
No
mapa conceitual abaixo podemos perceber como a identidade e as diferenças estão
presentes durante toda a formação dos indivíduos, e perpassam pelas salas de
aulas, sendo o docente um personagem muito importante em todo esse processo.
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