sexta-feira, 15 de março de 2013

VA_7_Convivência_Democrática

Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais

Apresenta uma explicação conceitual e histórica da noção de identidade e diferença. Explica a produção da identidade e da diferença, bem como suas formas de marcação e fixação. Enfoca o aspecto político da produção da identidade e da diferença. Aborda as implicações que a prática pedagógica apresenta nesse sentido.


A identidade e a diferença são apresentadas nesta vídeo aula.
O profº Mario Munes exemplifica a normatização social como um meio de fixação de identidade, e cita 3 concepções de identidade:

  • Sujeito do Iluminismo – Essa concepção afirma que o sujeito nasce com uma identidade que pouco se desenvolve ao longo da vida e seu núcleo interior independe do entorno social;

  • Sujeito Sociológico – O sujeito também possui um núcleo interior, mas este sofre a influência da sociedade. Essa concepção sutura o sujeito com a sociedade e estabiliza a identidade em conformidade com a cultura em que está inserida;

  • Sujeito Pós-moderno -refere-se às condições da sociedade em que vivemos, na qual há novas formas de representação, sendo essa identidade contraditória e transitória.


Para a definição das diferenças temos também uma grande influência de normatização social, e muito influenciada pela mídia, que muitas vezes criar a segregação, seleção, inclusão e exclusão.

No mapa conceitual abaixo podemos perceber como a identidade e as diferenças estão presentes durante toda a formação dos indivíduos, e perpassam pelas salas de aulas, sendo o docente um personagem muito importante em todo esse processo.






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