sábado, 6 de abril de 2013

VA_15_Convivência_Democrática

Produção da identidade/diferença:culturas juvenis e tecnocultura

Vídeo-aula 15- Convivência Democrática Produção da identidade/diferença- Convivência Democrática culturas juvenis e tecnocultura A aula tem por foco analisar a importância da tecnocultura na constituição das identidades e “diferenças” presentes nas culturas juvenis. Para isso, discute o que são as culturas juvenis defendendo seu aspecto social em vez de biológico; descreve algumas das características do fenômeno da juventude ao longo do tempo; prioriza a diversidade de características, contrariando a ideia de uma cultura juvenil universal. Por fim, enfoca as culturas juvenis urbanas e a relação estreita de grande parte dos jovens com a tecnocultura e seus efeitos sobre suas práticas e linguagens.



O Jovem através dos tempos:
  • Elite na Grécia Antiga: viviam por vezes no ócio e até os 40 anos
  • Século XVII: ruptura de dois mundos: o dos jovens e dos adultos
  • Pós Revolução Industrial: aprendizado profissionalizante de jovens
  • 1945 a 1975 bem-estar social e juventude transviada
  • 1960 – diversidade cultural – escolarização fortificada




O processo de construção de conhecimento pode ser muito enriquecido pelos contextos sociais e culturais dos jovens, uma vez que há contextos diferenciados nas várias expressões.


Algumas dessas manifestações, como algumas expressões sociais, como bailes funks, são um material rico para a discussões sociológicas com os alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário