DH na América Latina e no Brasil
A aula traz um panorama dos DH no Brasil e na América Latina.
O desenvolvimento de políticas para a garantia dos Direitos Humanos na América Latina e no Brasil ainda é muito recente, se comparado a outras políticas já existentes no mundo europeu, por exemplo.
No vídeo abaixo temos uma discussão entre Modesto da Silveira - advogado, e Marcus Vinícius Cordeiro- Diretor de Eventos - OAB/RJ, onde mostram por que ainda há muitas lacunas a serem preenchidas em nosso país acerca de uma efetiva política de DH.
Conforme Luiz
Roberto Lopez1:
O anticomunismo da Guerra Fria reforçou ideologicamente essa aliança [entre a burguesia interna e imperialismo internacional], que terminou orquestrando uma série de golpes militares e provocando o colapso não só do estilo populista como das velhas fórmulas liberais. Conceitos como ordem, eficiência e segurança nacional foram utilizados como argumentos para esmagar os DDHH mais elementares, enquanto o Capital monopolista ampliava seu poder e seus espaços e a miséria, o endividamento externo, a corrupção e a incompetência administrativa transformavam-se no trágico legado de muitos anos de regime militar.
Temos então na América Latina e no
Brasil a instituição de um cenário através da Operação Condor que limita as
liberdades democráticas e é acompanhada pelo fim de lutas pelas libertações na
Ásia e na África, quando no mesmo instante passamos pelos anos dourados do
capitalismo e do pós guerra.
1
- Enrique Serra. 1968: contestação e utopia.
Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. LOPEZ, Luiz
Roberto. Op. Cit., p. 206.
Nenhum comentário:
Postar um comentário