sábado, 6 de abril de 2013

VA_21_Direitos_Humanos

 EDH na sala de aula 

A aula aborda o processo ensino-aprendizagem enfatizando a prevalência da aprendizagem como elemento central à EDH.


O agir no mundo, segundo esta consciência do educando formado para pensar em agir sem o outro, apesar do outro, sobre o outro, deve ser substituída por uma consciência de que agir no mundo é sobretudo interagir com o outro, a partir da consideração do outro (BOUFLEUER,. 2001, p. 26).


A EDH deve ter caráter definidos na Proposta Pedagógica da escola e pode assumir:

  • Caráter interdisciplinar: integração de diferentes disciplinas, com conhecimentos organizados
  • Caráter transversal : relacionado com a vida cotidiana e seus interesses, contextualização de conceitos



Metodologias ativas de aprendizagem:

  1. Os estudantes constroem seu próprio conhecimento por meio da seleção ativa de novas informações;
  2. O sujeito traz uma bagagem de pressupostos, motivações, intenções e conhecimentos prévios.
  3. O processo de construção do conhecimento acontece por meio da atividade individual e social.
  4. A natureza das atividades influenciará a qualidade do conhecimento adquirido.


Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP

  1. Ação problematizadora por meio de problemas que demandam a ação investigativa por parte dos (as) estudantes;
  2. Desenvolvimento de projetos, com caráter coletivo (saber trabalhar juntos, enfrentando todas as dificuldades existentes em trabalhar juntos);
  3. DH como temas a serem problematizados- possibilita a identificação do direito, seu reconhecimento na realidade, a reflexão crítica sobre a realidade estudada;
  4. Este processo implica necessariamente no conhecimento advindo de diferentes áreas do saber, imprescindíveis á compreensão e consideração crítica da realidade.



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