EDH na sala de aula
A aula aborda o processo ensino-aprendizagem enfatizando a prevalência da aprendizagem como elemento central à EDH.O agir no mundo, segundo esta consciência do educando formado para pensar em agir sem o outro, apesar do outro, sobre o outro, deve ser substituída por uma consciência de que agir no mundo é sobretudo interagir com o outro, a partir da consideração do outro (BOUFLEUER,. 2001, p. 26).
A EDH deve ter caráter definidos na Proposta Pedagógica da escola e
pode assumir:
- Caráter interdisciplinar: integração de diferentes disciplinas, com conhecimentos organizados
- Caráter transversal : relacionado com a vida cotidiana e seus interesses, contextualização de conceitos
Metodologias ativas de aprendizagem:
- Os estudantes constroem seu próprio conhecimento por meio da seleção ativa de novas informações;
- O sujeito traz uma bagagem de pressupostos, motivações, intenções e conhecimentos prévios.
- O processo de construção do conhecimento acontece por meio da atividade individual e social.
- A natureza das atividades influenciará a qualidade do conhecimento adquirido.
Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP
- Ação problematizadora por meio de problemas que demandam a ação investigativa por parte dos (as) estudantes;
- Desenvolvimento de projetos, com caráter coletivo (saber trabalhar juntos, enfrentando todas as dificuldades existentes em trabalhar juntos);
- DH como temas a serem problematizados- possibilita a identificação do direito, seu reconhecimento na realidade, a reflexão crítica sobre a realidade estudada;
- Este processo implica necessariamente no conhecimento advindo de diferentes áreas do saber, imprescindíveis á compreensão e consideração crítica da realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário