sábado, 6 de abril de 2013

VA_16_Convivência_Democrática

Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências


A aula tem por foco descrever uma experiência de implantação de prática pedagógica que objetiva o reconhecimento e o diálogo com as práticas das culturas juvenis da comunidade local- Convivência Democrática a tecnocultura. Essa prática teve por propósitos facilitar a aproximação com os estudantes, ter maiores chances de influência na formação de identidades voltadas a um meta solidária e para o bem comum e também para obter melhores resultados nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciências








A rede mundial de computadores é sem dúvida a maior rede de comunicação dos jovens e a escola precisa de alguma forma incluir esse meio de acesso a informação em seu processo de ensino-aprendizagem, também como metodologia.

Incentivar aos alunos que realizem produções para serem veiculadas nesta vasta rede de informações é uma das formas que tem se mostrado mais eficientes para fomentar a pesquisa entre os alunos.

O blog, uma ferramenta de comunicação assíncrona, que possibilita postagens conjuntas entre os grupos de alunos, é uma das ferramentas da web 2.0 mais utilizadas como recurso pedagógico em nossas escolas.

O trabalho descrito nas aulas de ciências teve início com o mapeamento das práticas culturais, e a seguir criou-se temas culturais mais comuns.
Os textos produzidos pelos alunos, eram sistematicamente trazidos para a discussão em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário