CIÊNCIA E EDUCAÇÃO
O Professor Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, discute as aproximações entre ciência e educação, demonstrando como a vida cotidiana pode inspirar o pensamento científico.
O ensino da disciplina de Ciências na Educação Básica deve seguir a alguns aspectos. Nesta vídeo-aula são citados 3 destes aspectos:
Ciência como linguagem: os alunos devem ter informações necessárias para compreender as simples funções realizadas no dia-a-dia, como a leitura e interpretação de dados científicos encontrados em vários locais, como jornais, noticiários, rótulos de produtos, manuais, etc.
Ciência como instrumental prático: a compreensão da linguagem científica nem sem basta para que os alunos enxerguem a real dimensão dos aspectos científicos. A experimentação dos fenômenos muitas vezes é necessário para que os alunos vivenciem a prática, e assim, se apropriem de conhecimentos, necessários para relacionar aspectos reais e cotidianos.
Ciência como visão de Mundo: o cotidiano dos alunos está permeado por diversas tecnologias, que seriam incompreensíveis se estes alunos não possuíssem os conhecimentos científicos pautados diante os bancos escolares. O manuseio de equipamentos eletrônicos, a utilização da eletricidade nas rotinas domésticas mais simples devem servir aos professores como instrumental de aprendizado.
Neste sentido, onde a curiosidade deve ser uma ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem, a utilização de grupos de estudo dentro das salas de aula é muito oportuno. O estabelecimento do trabalho de observação e experimentação em pequenos grupos, e ao final da aula compartilhar as informações obtidas pelos próprios alunos, faz com que o aprendizado se torne significativo.
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