O conceito da transversalidade
Novos sentidos para a educação e a ciência
-os avanço paradigmáticos da ciência podem não ser suficientes para se construir a democracia, a justiça e o bem estar.
Objetivos da educação
-instrução: conteúdos definidos por cada cultura/sociedade
- formação ética e moral - cidadania
O conceito de transversalidade na educação
-temáticas que atravessam, que perpassam os diferentes caminhos do conhecimento
-temáticas ético-politico-sociais, atreladas à melhoria da sociedade e da humanidade.
Temas transversais
-voltados para a educação de valores-buscam dar respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes.
-estão abertos à incorporação de novos temas e problemas sociais.
Esses temas, apesar de previstos em legislações nacionais e estaduais, pouco são desenvolvidos efetivamente em salas de aulas pelo pais. Mais uma vez os currículos esquecem-se de referenciar aos Temas Transversais, e estes acabam passando desapercebidos durante o ano letivo. Esses conceitos são lembrados poucas vezes, em datas especificas, ou em projetos isolados, sem continuação.
-estão abertos à incorporação de novos temas e problemas sociais.
Esses temas, apesar de previstos em legislações nacionais e estaduais, pouco são desenvolvidos efetivamente em salas de aulas pelo pais. Mais uma vez os currículos esquecem-se de referenciar aos Temas Transversais, e estes acabam passando desapercebidos durante o ano letivo. Esses conceitos são lembrados poucas vezes, em datas especificas, ou em projetos isolados, sem continuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário