Temas transversais em Educação
Esta vídeo-aula está organizada em dois momentos diferentes: no primeiro, apresenta as diferentes concepções de transversalidade na educação, bem como as diferentes formas de trabalhá-las no cotidiano escolar; no segundo momento, apresenta um projeto transversal e interdisciplinar desenvolvido numa instituição escolar. Profª Valéria Arantes
Diferentes concepções de transversalidade
1. disciplinas são o eixo vertebrador do currículo;
-atividades pontuais
-disciplinas, palestras e assessorias dobre os temas transversais
-oferecimento de projetos interdisciplinares sobre temas transversais
-a transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas
-a transversalidade é trabalhada como curriculo oculto
2. As temáticas transversais são o eixo vertebrador do curriculo
-os conteudos tradicionais deixam de ser a finalidade da educação e passam a ser concebidos como meio pata se trabalhar os temas transversais.
-as temáticas que objetivam a educação em valores tornam-se o eixo vertebrador do sistema educativo, em torno dos quais serão trabalhador os conteúdos curriculares tradicionais.
3. novas metáforas para a transversalidade
-estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar.
-estratégias que tiram a escola de seu isolamento, conectando-a com o mundo externo.
No vídeo abaixo, Regina Migliori, consultora em Cultura de Paz da Unesco e presidente do Instituto Migliori, fala sobre a conceituação da partícula: "TRANS" e suas intenções.
Esse vídeo nos relata a forma com as pessoas se organizam e se "disciplinam" conforme a conceituação iniciada no séc XVII por Descartes, quando disse: "Penso logo existo".
Hoje esse pensar está veiculado a forma criativa, e não só relacionado ao raciocinar.
Nele a autora fala sobre a inclusão de todos as dimensões orgânicas no desenvolvimento do conhecimento, onde temos muitas visões da realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário