O juízo moral na criança
Nesta aula discutimos as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência nos processos de desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. O ponto de referência é a teoria de Jean Piaget e seu livro de 1932, O juízo moral na criança. Profº Ulisses Araújo.
Segundo Jean Piaget o juízo moral é formado por três etapas que não necessariamente sigam esta ordem de desenvolvimento, nem ao menos que há idades cronológicas adequadas para que cada uma delas se conclua.
Vemos adultos na fase da anomia, por exemplo, sem que nunca seguem a autonomia.
ANOMIA
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HETERONOMIA
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AUTONOMIA
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A: negação
NOMIA: regra, lei |
A lei, a regra
vem do exterior, do outro
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Capacidade de
governar a si mesmo
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ANOMIA
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HETERONOMIA
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AUTONOMIA
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Bagunça
Devassidão Libertinagem Dissolução |
Medo
Autoritarismo Imposição Castigo Prêmio Respeito unilateral Autocracia Tirania |
Cooperação
Amor Respeito mútuo Afetividade Livre-arbítrio Democracia Reciprocidade Lei Causa e Efeito |
Para Jean Piaget:
"Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o individuo adquire por essas regras."
Dentro do ambiente escolar vemos muito as distorções da moral que cada aluno carrega consigo, referência dos diferentes lares, onde essas crianças são criadas. Há um enorme abismo nos dias de hoje, entre as regras impostas dentro do ambiente escolar e as regras que as crianças tem em suas casas. Muitas vezes essas crianças nos chegam sem limites, e sem o conhecimento de regras básicas de convivência, como o respeito pelo espaço do próximo.
Vemos na escola hoje, uma geração de pais que ainda não atingiram a fase da Autonomia, estando muitas vezes na fase Heteromia, quando não conseguem criar seus filhos com imparcialidade e julgamento da ações desse filho corretamente.
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