quarta-feira, 26 de setembro de 2012

VA_3_Educação e Construção de Valores



O juízo moral na criança


Nesta aula discutimos as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência nos processos de desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. O ponto de referência é a teoria de Jean Piaget e seu livro de 1932, O juízo moral na criança. Profº Ulisses Araújo.


Segundo Jean Piaget o juízo moral é formado por três etapas que não necessariamente sigam esta ordem de desenvolvimento, nem ao menos que há idades cronológicas adequadas para que cada uma delas se conclua.
Vemos adultos na fase da anomia, por exemplo, sem que nunca seguem a autonomia.

ANOMIA 
HETERONOMIA
AUTONOMIA
A: negação
NOMIA: regra, lei
A lei, a regra vem do exterior, do outro
Capacidade de governar a si mesmo
ANOMIA
HETERONOMIA
AUTONOMIA
Bagunça
Devassidão
Libertinagem
Dissolução
Medo
Autoritarismo
Imposição
Castigo
Prêmio
Respeito unilateral
Autocracia
Tirania
Cooperação
Amor
Respeito mútuo
Afetividade
Livre-arbítrio
Democracia
Reciprocidade
Lei Causa e Efeito



Para Jean Piaget:

"Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o individuo adquire por essas regras."


Dentro do ambiente escolar vemos muito as distorções da moral que cada aluno carrega consigo, referência dos diferentes lares, onde essas crianças são criadas. Há um enorme abismo nos dias de hoje, entre as regras impostas dentro do ambiente escolar e as regras que as crianças tem em suas casas. Muitas vezes essas crianças nos chegam sem limites, e sem o conhecimento de regras básicas de convivência, como o respeito pelo espaço do próximo.
Vemos na escola hoje, uma geração de pais que ainda não atingiram a fase da Autonomia, estando muitas vezes na fase Heteromia, quando não conseguem criar seus filhos com imparcialidade e julgamento da ações desse filho corretamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário