quarta-feira, 26 de setembro de 2012

VA_2_Temas _Transversais

Os Caminhos da Interdisciplinaridade



No caminho percorrido pela história das ciências, propostas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares tiveram sua importância na construção de novos paradigmas. Nesta aula vamos tratar desse tema, e suas possíveis aplicações em sala de aula. Profº Ulisses Araújo

Disjunção - separação entre os diversos tipos de conhecimento. Criação das disciplinas. 
Redução - do complexo ao simples. Analise-se a parte como se fosse o todo.
Abstração - matematização e formalização da ciência 3 movimentos de superação da Disciplinarização:



  • Transdisciplinaridade: refere-se a temáticas que ultrapassam a própria articulação entre as disciplinas 
  • Multidisciplinaridade: ocorre quando um determinado fenômeno a ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explicá-lo. No entanto, essas disciplinas não dialogam entre si.
  • Interdisciplinaridade: é um fenômeno comum a duas ou mais disciplinas ou campos de conhecimento, mas em seu estado, os participantes estabelecem diálogo entre si.


No vídeo abaixo podemos ver um exemplo claro de como as disciplinas podem conversar entre si:



A partir de uma tartaruga os alunos foram incentivados a buscar conteúdos dentro das diversas disciplinas.

Hoje um dificultador de conseguirmos a Interdisciplinaridade dentro das escolas são os currículos unificados, que não nos permitem criar os links necessários entre as várias disciplinas a fim de que a correlação de conteúdos aconteça naturalmente.

Há sempre a necessidade da criação de projetos, muitas vezes como apêndices aos currículos oficiais, afim de garantir um trabalho interdisciplinar dentro das unidades escolares brasileiras.

Nesta corrente os docentes também não estão muitas vezes preparados para trabalharem desta forma, pois não estudaram, nem foram formados vendo a interdisciplinaridade funcionar na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário