As Revoluções Educacionais
Quais os objetivos da educação? A quem se destina? Como as transformações sócio-político-econômicas vêm influenciando a busca da qualidade na educação? Essas questões são abordadas nesta vídeo-aula. Profº Ulisses Araújo
Desde a História Antiga, temos na educação o grande ponto para o avanço das civilizações. Nesta época um único professor, se dedicava a um único aluno, geralmente o herdeiro do poder do estado. Com o passar dos tempos esta característica se manteve, onde somente os mais privilegiados tinham o direito de ter acesso a educação.E os professores dedicavam-se a instruir esses pupilos com os aprendizados das gerações passadas.A igreja teve seu grande papel também a partir da era Cristã, onde a responsabilidade da educação foi conferida aos sacerdotes católicos. E somente os meninos poderiam estudar, pois as meninas eram treinadas apenas para serem esposas, não tendo nenhum direito ao conhecimento.
Já a partir do século XVIII, na segunda revolução, começamos a ter uma escola mais homogenizada, as meninas passar a ter direito a educação e as salas de aulas não privilegiam a mais ninguém, todos são iguais. O professor detentor de todo o conhecimento segue a frente da classe, proferindo seus ensinamentos.
Já na terceira revolução, verificamos a universalização da educação, trazendo pontos importantes como a educação para todos e a inclusão .
No Brasil, essa universalização da educação ainda caminha a passos lentos, uma vez que as escolas nacionais não estão em sua totalidade preparadas para receber todas as crianças. Encontramos ainda muitas escolas sem condições alguma de operarem dignamente, o que dirá promover uma educação de qualidade.
Percebo principalmente na escola pública do Estado de Sp, onde atuo que a universalização da educação trás na prática mais problemas do que soluções. temos por exemplo as crianças que necessitam de cuidados especiais, sendo matriculadas em escolas regulares onde o estado não disponibiliza docentes devidamente formados e habilitados para propiciarem o devido desenvolvimento a estes alunos.
Percebo principalmente na escola pública do Estado de Sp, onde atuo que a universalização da educação trás na prática mais problemas do que soluções. temos por exemplo as crianças que necessitam de cuidados especiais, sendo matriculadas em escolas regulares onde o estado não disponibiliza docentes devidamente formados e habilitados para propiciarem o devido desenvolvimento a estes alunos.
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